Meu Windows 10 não reconhece meu Fedora 35 em dual boot

Olá

Hoje eu instalei o Fedora 35 ao lado do Windows 10 em um Acer Aspire F 15. Porém, quando eu dou boot o grub não aparece e o computador liga direto no Windows 10. Já olhei no seletor de boot da bios, mas o Fedora também não aparece lá.

O que devo fazer para consertar isso?

Agradeço desde já.

O SecureBoot esta desativado na bios?
Qual foi o programa usado para cria o pendrive de boot?
Sem algumas informações cruciais é difícil ajudar…

1 curtida

Sim, o secure boot está desativado.

Usei o Fedora Media Writer para criar o pen drive.

Entra na BIOS e veja se tem que validar os arquivos .efi, algumas placas pedem essa parada

1 curtida

Como eu faço isso?

Entra na BIOS, na aba security pode ter algo assim:

image

Varia muito de modelo pra modelo de placa, no meu Dell era mais ou menos fácil de fazer, no meu atual note, HP, nem precisa fazer (desde que TPM e Secure Boot estejam desligados)

E o Fedora, se não me engano, tem o kernel assinado, deveria rodar com o Secure Boot ligado, desde que autorizado (caso não tenha NVidia, pq o driver da GPU não é assinado como o kernel, dá ruim)

1 curtida

Hum… Olhei minha bios e não há esta opção.

(tenho placa gráfica nvidia)

1 curtida

Não recomendo que use Fedora com placas Nvidia, ainda mais em notebook híbrido, pois você é usuário novato. Instalar o driver é de boa, basta habilitar o repositório do RPM Fusion non free pela Gnome software e fazer a boa, mas você ainda tem que configurar para entrar direto com X11, pois Wayland e Nvidia são um caso ainda complicado…

2 curtidas

Nesse caso, recomendo o Manjaro (o Pop seria uma boa opção não fosse o erro recorrente de perda de acesso à BIOS, tem vários tópicos a esse respeito aqui, além do trabalho que dá fazer dual boot nele)

1 curtida

Esse erro não é com a versão 21.10, vulgo a problemática?
Acho mais fácil instalar o Linux Mint Edge, O Manjaro ainda é enjoado com switch de placa híbrida, mas não com instalação de drive de vídeo da verdinha

2 curtidas

Certo… vou tentar o manjaro ou o linux mint então.

Muito obrigado pela ajuda de vocês

1 curtida

Instalando o Optimus-Manager-Qt fica fácil trocar de placa - mas vc tem razão, o Mint é uma excelente opção sim

Sobre o Pop, não lembro, mas acho que aconteceu em mais de uma versão (a conferir)

1 curtida