Meu Ubuntu 19.04 demora mais para iniciar do que o Windows. É normal?

Olá @Carvalho, tudo beleza?

Estou partindo da suposição de que o hardware é exatamente o mesmo, nesse cenário o tempo de boot pode variar de acordo com a quantidade de serviços que estão sendo inicializados automaticamente.

O tempo de boot também é afetado por: partições criptografadas, unidades de rede montadas no boot, erros de configuração ou drivers problemáticos.

Analisar o arquivo “/var/log/dmesg” e “/var/log/syslog” podem te dar algumas dicas sobre o que está causando essa situação.

:vulcan_salute:t4:

1 curtida

acho que só com SSD pro windows iniciar mais rápido que o ubuntu.
Quando estiver iniciando o ubuntu aperte a tecla “ESC” e você vai ver o progresso do que esta sendo carregado, pode encontrar algum problema lá, uma hora percebi que o meu também ficava demorando e depois percebi que ele ficava tentando encontrar uma partição que já estava no sistema com uma configuração diferente.

Ok no seu caso o que era ?

ate hoje de todas as distros que ja testei, a unica que inicializava mais rapido de todos, até mesmo comparando com o windows foi o linux mint, tirando ele, nenhum outro chegou perto

1 curtida

Verdade o mint e o mas rápido por isso sai do Ubuntu mas quero volatrocínio só sair por causa disso.

Tem muito serviço que vem habilitado que vc acaba não utilzando

recomendo ver e desabilitar o que não vai usar

systemctl list-unit-files --state enabled

outra cois vc pode acelerar o boot com dracut

todos os serviços não instalados podem ser mascarados

systemctl -a -t not-found

e então mascarar

systemct mask unit não instalada

se usa ssd
deve desativar o read—alguma coisa( não lembro o nome agora

e por ai vai
se nao usa ssh,raid,lvm e etc…
pode mascarar

1 curtida

o sistema ficava travado tentando encontrar uma partição SWAP, resolvi retirando esse registro do sistema. mas eu identifiquei isso observando o carregamento do sistema.

Mano, não é raro de ver o Windows iniciando mais rápido que o Linux não, e até nornal visto que muita gente não desliga o fast boot, e também porque o Windows carrega o desktop rapidinho, mas na verdade ainda não terminou de carregar as coisas.

O meu KDE Neon demora cerca de 20 segundos a partir do Grub pra iniciar, mais ou menos o mesmo tempo que demora o Windows 10 sem o fast boot ativado, eu uso um SSD Kingston A400 240GB porém ligado numa porta Sata 2, no Linux ambos raiz e home estão nele, e o Windows também está.

Entendo que as experiências de boot podem variar de hardware para hardware, mas em situações normais e usando o mesmo hardware - eu nunca experimentei uma distribuição linux demorar mais para carregar do que um Windows.

Como você está medindo a inicialização? Depois de aparecer o desktop o Windows demora uns 15s pra estar plenamente funcional

pequena correção mas no título o correto seria “demora MAIS PARA iniciar”, escrever bem faz parte da boa comunicação em um fórum =)

Primeiro aparece uma tela branca aí fica 20segundos por aí depôs uma tela preta que leva quase 1 minuto o que eu faço

de ser por vários motivos

as vezes o melhor é reinstalar. Dependendo da situacão

saidas dos comandos

systemctl --failed
systemd-analyze
systemd-analyze --user
Você usa gdm ou lightdm?
Você usa kernel-lts ou não?

não vai

não era pra ta assim meu sistema não etão ruim .

Primeira coisa que eu tenho para falar é que o meu notebook ficou uns cinco dias lento depois que migrei do windows para o linux mint na época, e do nada ele engrenou e funcionou de verdade.
Imagino que seja o seu caso

Senda é que eu uso o Ubuntu Budgie e tive muitos problemas com ele com especificações piores, ele travava direto(não sei se isso acontece contigo) e eu não estava aguentando estava pensando em comprar um novo notebook, mas para dar uma chance resolvi colocar um SSD, e desde então a meu pc mudou da água para o vinho.

Mas tenho algumas perguntas:
1 - É um notebook?
2 - Usa monitor externo?
3 - Alem da inicialização, trava mais alguma coisa? Aplicativos mais pesados como editor de video por exemplo?

espere terminar o systemd-analyze

recomendo usar o xfce ou mate. Será mais leve para sua máquina.

E coloque aqui a saída do comando para v setem algum erro
sudo dmesg| grep -i failed

Não é nootbok e desktop uso 2 monitores e ele não trava em nada .

vc já resolveu?

qual a saída do comando?
sudo dmesg| grep -i failed

O terminal não reconhece esse comando