Meu SSD desapareceu após instalar o POP!_OS

Olá pessoal, preciso de um help.

Por diversas vezes já tentei instalar o POP!_OS no meu notebook e sempre tomava erro ao iniciar após a instalao, inclusive fiz um tópico sobre isso na época aqui, eu nunca consegui entender o motivo e abandonei a distro.

Como isso aconteceu lá em 2019, ontem resolvi tentar a sorte novamente com a versão mais atual. Fiz a instalação automática limpa da sistema pra não ter erro e novamente o mesmo problema aconteceu, mas dessa vez meu SSD simplesmente foi pro limbo. Não consigo achar o SSD na BIOS, eu consigo bootar o USB do POP!_OS novamente mas não consigo encontrar meu SSD no gparted, ele simplesmente sumiu.

E tem um agravante, esse meu SSD é um M.2 da samsung (modelo NVME) e somente meu notebook tem essa entrada M.2, ou seja, não consigo tirar o SSD e plugar em outro PC pra ver se consigo formatar ou algo do tipo, estou começando a ficar preocupado.

Alguém teria alguma dica pra me dar?

sobre a entrada do ssd, não tem nenhum adaptador que com ele voce consiga testar em outro pc?

alguns vídeos de pessoas com o mesmo problema e que pode ser de ajuda

o segundo vídeo ele usou o Windows para algumas configurações, veja os vídeos e teste para ver se funciona, se não, manda outra msg aqui no fórum

O brigado pela dica cara, eu entrei na BIOS pra tentar fazer essa solução mas não achei a opção que precisava por lá mas de repente vagando pelas opções da BIOS o meu SSD apareceu dessa vez, eu não fiz absolutamente nada.

Agora eu consegui enxergar ele com o gparted e fiz uma formatação, aparentemente está tudo OK agora. Eu realmente não sei dizer o que aconteceu, mas obrigado pelo suporte :joy:

1 curtida