Meu Notebook roda o Ubuntu 18.04.3?

Olá a todos. Recentemente, troquei o Win10 pelo Linux Mint (por ser mais parecido), mas acabei enfrentando problemas de DDNS. Formatei novamente e instalei o Mint, não deu erro nenhum. Porém, ao fazer um teste comparativo do desempenho no Linux, baixei o Minecraft. Percebi que o desempenho ficou pior. Dei uma olhada nas configurações e vi que o driver da placa de vídeo estava como default (tipo quando você instala o windows pela primeira vez e ele vem com um driver genérico), fiquei o dia todo tentando baixar o driver e não consegui. Voltei pro Windows 10 pra tentar solucionar esse problema.
¬Especificações:
-Intel i3-6006u
-4Gb Ram DDR4
-500Gb HD
-Intel HD Graphics 520

Não há necessidade alguma de instalar drivers pra GPU Intel no Linux.

Seu problema de desempenho está relacionado à outra coisa.

2 Curtidas

mas não entendo o desempenho ser pior. Seriam outros drivers que faltam?
No momento estou baixando o Ubuntu pra testar também. Eu cansei de usar o Windows 10, fora outros problemas, como HD 100% ad infinitum, etc.

O desempenho pode ser pior por diversos fatores, muito difícil diagnosticar.

1 Curtida

Se você vai testar o Ubuntu 18.04, dificilmente ele vai ter alguma diferença de desempenho pro Mint atual.

Talvez, você tenha algum ganho de desempenho usando o 19.10, que tem um kernel mais atual, mas eu estou só fazendo uma suposição, pode ser que o resultado seja o mesmo.

Outro lance, você ativou o SNA?

Com esse hardware ele roda qualquer distro de boa. Eu rodo num Core 2 Duo + @2GB DDR2 sem maiores problemas.

Na verdade eu não sei oque é SNA

Tem duas postagens no Diolinux sobre isso… (¬_¬)

1 Curtida

Estou dando uma olhada aqui no site. Obrigado!

1 Curtida

Eu, na verdade, já tinha entrado nesse post só não sabia que ele também servia pro meu problema e não testei. Vou instalar o Ubuntu aqui e fazer os testes. Dessa vez vou ver mais vídeos sobre o sistema.

1 Curtida

Quanto mais informações você absorver sobre o assunto, melhor.

Qualquer dúvida é só postar aqui que a galera ajuda na medida do possível.

1 Curtida

Opa, voltando aqui. Eu não consegui usar esse comando:

sudo apt-get install mesa-utils -y && sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e ‘Section “Device”\n Identifier “Intel Graphics”\n Driver “Intel”\n Option “AccelMethod” “sna”\n Option “TearFree” “true”\nEndSection’ | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf
Ele da esse erro:
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), is another process using it?
Alguém pode me ajudar com isso?

Edit: Consegui resolver. Agora vou testar se os jogos estão funcionando sem esse bug!

1 Curtida