Meu notebook está aquecendo muito

Olá, tenho um laptop HP Probook 430 Dual Core Intel Core i5-4200U com o Linux Mint XFCE 19.1 que tem aquecido muito, gostaria de pedir ajuda para minimizar a temperatura do mesmo!. Não fiz muitas mudanças drásticas nela ( com excepção talvez do Drivers Padoka).

Só acontece com Linux? Se acontecer com outros sistemas, pode ser limpeza, pasta, etc…

Eu tive esse problema com Linux e melhorou usando o Thermald.

2 Curtidas

Vou experimentar ambas opções, obrigado Roldon.

1 Curtida

Ele já vem nos repositórios do Mint e é desenvolvido por uma equipe da Intel.

2 Curtidas

Ou seja, já está instalado ou terei que instalar [INICIANTE] ?

Acredito que tenha que instalar… Pelo menos no Debian tem… Faz o teste:

sudo apt install thermald

Depois de instalar roda: sudo systemctl start thermald.

3 Curtidas

O último comando ( sudo systemctl start thermald) não está fazendo nada

É isso mesmo, ele já deu start… Roda esse pra ver o status:

sudo systemctl status thermald

Como o Roldon disse pode ser a pasta termica ou muita terra no cooler, acho muito dificil uma distro ou um sitema aquecer muito assim.

2 Curtidas

Surgiu a seguinte informação.

1 Curtida

Levarei então em um técnico de hardware pra fazer uma manutenção e limpeza, obrigado.

2 Curtidas

Show de bola! Está ativo, isso com certeza vai ajudar.
Mas seria bom também fazer uma limpeza interna pra remover poeira, verificar o funcionamento da(s) ventoinha(s), trocar a pasta térmica do processador, chipset e video.
Só cuidado pra não perder a garantia caso ainda esteja valendo.

1 Curtida

Obrigado mesmo Roldon, palavras não bastam pra agradecer as dicas que destes de maneira gratuita, vocês brasileiros na sua maioria são mesmo empáticos e solidários. Deus te abençoe cara.

É, seria bom levar… Apresentou um erro ali na ultima linha, no seu terminal. Eu estou dando uma procurada aqui, e algumas pessoas estão falando que isso indica falha na ventoinha.
Vc chega a escutar ela ligada?

Num som baixinho mas sim, escuto.

Bom, encontrei 3 possíveis causas pra esse erro. Bem vindo ao Linux.

1 - Era problema na ventoinha;
2 - Era limpeza e pasta térmica;
3 - Era um bug do próprio thermald com relação aos sensores de temperatura, mas o note era um Toshiba. Não encontrei nada referente ao HP.

1 Curtida

É bem possível que seja o primeiro, acho que está um bom tempo sem ter limpeza…

Bom, faz isso então, todo o processo de limpeza e troca de pasta térmica. Já aproveita que vai abrir e pede pra dar uma verificada na ventoinha. Assim já elimina 2 possíveis problemas.
Se por acaso continuar, ai a gente pode se aprofundar no problema.

3 Curtidas

da pra também deixar a ventoinha um pouco mais acelerada já que os rotações da ventoinha vai aumentando gradativamente conforme a temperatura, a desvantagem e que iria ficar mais barulhento o cooler.

1 Curtida