Meu notebook com Linux Mint congela diversas vezes ao dia

RESUMO: Tenho um notebook com i5-1235u, 8gb de RAM, 256gb ssd nvme. Estou usando Linux Mint e ele congela diversas vezes no dia (7 pra ser mais exato), tendo que usar Ctrl+Alt+Backspace pra sair disso. O que pode ser?

Tenho um Galaxy Book2 com i5-1235u, 8gb de RAM e 256gb ssd nvme, modesto, mas cumpre muito bem o seu papel, e nunca me deixou na mão. De um tempo pra ca percebi o windows com certas lentidões, mas não a ponto de travar.

Curioso para usar pela primeira vez no dia-a-dia um pc com linux, intalei o Linux Mint para testar e ver se continuaria nele.
Bootei pela primeira vez, instalei todas as atualizações disponíveis, e durante a busca e download pelos apps que iria usar, começaram os travamentos.
Congelava a tela e não voltava, tinha que usar Ctrl+Alt+Backspace. Depois de instalar tudo os travamentos ficaram ainda mais frequentes, sendo realmente PAIA de usar o computador.

Formatei e instalei dnv o Linux Mint. Dessa vez os travamentos são muito menos frequentes, mas anotei em um dia de trabalho comum, e foram 7 congelamentos no dia.
Mesmo sendo menos, ainda incomoda bastante, e estou pensando em voltar para o Windows. Alguém sabe o que pode ser?

1 curtida

Bem vindo ao fórum.

Respondendo sua pergunta, pode ser vários motivos… Infelizmente ou felizmente, vc pode escolher outra distribuição do Linux e ver se os travamentos não ocorrem.
Você pode testar algumas e veja se funciona certinho no seu PC, por exemplo: Ubuntu, Fedora ou alguma distro baseada nele(Nobara), Arch Linux ou alguma distro baseada nele (Garuda, EndeavourOS), Pop!_OS, ZorinOS.

2 curtidas

Bem-vindo ao Fórum – e ao mundo dos Freezers rs rs… :innocent:

Tenho tido inúmeros “congelamentos”, nos 5 anos do meu PC atual, montado em 2020 – e abri um tópico só para anotar todas as hipóteses possíveis e imagináveis.

Não me lembro de “congelamentos” no meu antigo PC (2009-2020) – mas lembro que o Linux Mint era uma distro que exigia 1 ou 2 ajustes na Renderização. – Além dele, eu costumava ter outras 11 distros instaladas, mas o Mint é que exigia aqueles pequenos ajustes.

• Não entro em detalhes, porque era uma hardware muito antigo – e o Mint já mudou muito nesses 9 anos.

Seria interessante você informar sua GPU ou iGPU, marca, modelo etc., para os colegas poderem avaliar se o seu problema pode ter alguma relação com drivers etc.

É verdade que meus “congelamentos” (PC atual) são bem menos frequentes do que os seus. – Esta semana, ocorreu após 4 dias e 14 horas de sessão contínua do Arch Linux KDE:

2 curtidas

@frc_kde Rapaz, que delicia, deixar o PC ligado +72h, meu sonho de consumo.

2 curtidas

Economiza muito tempo e trabalho!

Mas eu desligo o cabo de rede – quando vou sair de casa – ou quando começam trovoadas muito perto de casa.

Depois que comecei a usar conexão por Fibra ótica, já queimaram 2 plaquinhas de rede.

Nos tempos da conexão por cabo metálico, também. – Naquele tempo, em sempre desligava o PC, mas não o cabo da internet. – Uma vez, saí de casa com céu de brigadeiro, e de repente chegou uma tempestade, quando estava numa churrascaria. Nem dava pra voltar correndo.

2 curtidas

Vlw, mestre!

Instalei o ZorinOS, vou trabalhar no PC hje e ver se os travamentos pararam. Até agr não teve nenhum.

Mto obg!

1 curtida

se vc está usando o mint com wayland, mude para Xorg. dou esse palpite mas não sei se ele usa o wayland. pode ser isso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.