Boa noite pessoal,
fiz a instalação do lutis no meu linux, porem verifiquei que ele etá reconhecendo somente a placa integrada do processador, não a placa de video da Nvidia, baixei o ultimo drive disponivel pela loja do popOS
Boa noite pessoal,
fiz a instalação do lutis no meu linux, porem verifiquei que ele etá reconhecendo somente a placa integrada do processador, não a placa de video da Nvidia, baixei o ultimo drive disponivel pela loja do popOS
O driver mais recente não funciona nessa placa da Nvdia… se não me engano, é o 495. Pesquisa pra ver como instalá-lo. @KairanD, confere?
Olás!
Outro ponto que pode conferir é se a placa está configurada no modo hibrido olhando no esquema de energia ali no menu do systray.
Se sim, nesse formato para que o programa use a Nvidia você deve lançar ele especificando trabalhar com a dedicada.
Botão direito no ícone do app e abrir “utilizando gráficos dedicados”.
Pode ainda tentar o modo somente Nvidia para testar se ainda assim o Lutris abre sem indentificar, se sim, ai pode ser a questão que o @Rodrigo_Chile falou.
Digo que é esse o driver pq o lap híbrido do trabalho usa a MX110 (creio, faz tempo que não mexo nele) e quando o Manjaro foi pro 510, tive que “prendê-lo” no 495…
Uso a última versão do drive proprietário da Nvidia (placa MX110) no Arch Linux e está funcionando normal. Uso a placa dedicada somente para jogar.
Você inicializou o Lutris pela placa dedicada? Clicando com o botão direito sobre o ícone do aplicativo no Pop!_OS aparece essa opção. (o @aarProTech já fez essa indicação)
Eu não uso o Lutris, prefiro a Steam e a Heroic Game Launcher. Mas no Lutris tem uma opção nas configurações do jogo para que ele seja inicializado usando a placa dedicada. Tentou essa opção? Com o Mangohud é possível identificar se ela está em uso ou não. Outra opção é usar o GreenWithEnvy (Install GreenWithEnvy on Linux | Flathub) e verificar os gráficos da placa dedicada após o jogo. Se ela foi usada os gráficos irão se alterar.
Dei uma pesquisada rápida aqui e parecem existir duas versões dessa placa, uma com memória GDDR3 e outra com memória GDDR5. Contudo, ambas parecem usar o mesmo chip GM108, que tem arquitetura Maxwell e deveria funcionar normalmente com o driver proprietário mais atual, pois ainda há suporte.
Essas placas ainda devem manter o suporte por algum tempo. As Kepler é que perderam recentemente (e funcionam apenas com o driver 470, no máximo).
Pois então, parece que não suporta mesmo o mais recente. Tá usando 470 aqui, os posteriores não funcionam. O jeito é instalar o prime-470
A minha funciona normal com a última versão do driver. A MX110 que uso possui GDDR5.