Meu Linux Mint 19 trava e quero aprender a entender o sistema e solucionar problemas

Pessoal, tudo bem?

Sou um usuário Linux por osmose. Pessoal da faculdade usa por ser mais fácil para programar, e eu acabei me adaptando. Já usei o Ubuntu e um amigo meu instalou o Linux Mint 19 quando comprei o notebook. Gostei da interface e me adaptei.

Entretanto, eu conheço muito pouco sobre o sistema, como manter atualizado o sistema e os drivers, como averiguar problemas, termos técnicos e etc. Também quando tenho dúvidas sobre ele, eu não sei que tipo de dados e especificações do meu sistema são importantes de falar na hora que quero tirar uma dúvida, e como encontrá-los, me sinto uma batata.

Vou dar um exemplo. Faz um tempo que tenho notado travamentos excessivos quando abro mais do que 3 janelas e algum programa, como o Spotify, além do terminal. Costumo deixar aberta uma tela para música, outra redes sociais e comunicação, email, etc. Falando desse problema, me deram um comando, free -m, para verificar o quanto de memória RAM meu sistema estava usando e eu não consegui interpretar os dados e nem encontrei coisa que me esclarecesse na internet. Eu não sei nem detectar se é um travamento anormal ou se eu que estou abusando da capacidade da máquina.

Enfim, procuro uma ajuda nesse sentido: há algum guia para iniciantes com dificuldade em entender até coisas básicas do tipo “como saber qual é o drive que tenho que atualizar”?
Meu problema principal são os travamentos, eu queria saber que tipos de solução posso procurar, mas tudo que encontro me parece técnico demais.

Muito obrigado, peço desculpas se não consegui ser muito claro ou objetivo.

1 curtida

Seu notebook é com placa de video hibrida? Caso não saiba, abra as Configurações do sistema e procure pela opção Informações do Sistema e tira um print pra gente ver :thinking:
Para ver o uso de memória, você pode abrir o Monitor do Sistema e na aba Recursos dá pra ver o quanto de memória está usando, ou pode abrir o terminal e digitar o comando free -h

Para manter atualizado basta abrir o Gerenciador de Atualizações, clicar em Atualizar, marque o que você quiser atualizar e depois em Instalar atualizações
Os drives você pode instalar abrindo o aplicativo Gerenciador de drivers, você só precisa selecionar o driver e clicar em Aplicar mudanças. (Obs: Os drivers provavelmente não serão os mais recentes)

Espero que não tenha ficado muito confuso :sweat_smile:

Muito obrigado, @Lee

Aqui está o que aparece em Informações do Sistema:
image
Se eu clico em Carregar inforamções do sistema, abre isso:


Como sei se é uma placa de vídeo híbrida? Alias, o que é isso, é bom ou ruim? :sweat_smile:

Quanto ao uso de memória, abrindo o monitor do sistema, vejo isso:
image

E isso também. O que são esses “Web Content”?

Pelo visto o motivo do travamento é 90% da memória estar sendo consumida, é isso?

Agradeço demais a atenção!

atualiza seu sistema pra 19.1 que talvez isso se resolva sozinho…
sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo sed -i ‘s/tara/tessa/’ /etc/apt/sources.list
sudo sed -i ‘s/tara/tessa/’ /etc/apt/sources.list.d/official-package-repositories.list
sudo apt update
sudo apt update
sudo apt-get dist-upgrade
abraço

1 curtida

Não entendo porque tá travando. Esse computador aí roda com folga qualquer Mint atual! Você está usando Mint Cinamon e, se mesmo depois de atualizar, como disse o DadkSam, continuar travando e consumindo muita memória, experimenta então o Mint XFCE. Instalei ele num NETbook com 2 Gigas de ram, e tá rodando tranquilo. É claro que desativo vários processos que não uso lá no menu de Configurações.

1 curtida

Pode ser, pois tá consumindo muita memória :thinking:
Quais os programas que você estava usando nas vezes que o notebook travou?

Chamam de placa de video hibrida quando o notebook tem uma placa integrada (Intel) e uma dedicada (Nvidia ou AMD)
Seu notebook tem apenas uma placa de vídeo da Intel, então não é hibrida
Placas de video hibridas costumam dar um pouco de dor de cabeça no mundo linux :confused:

Cara, eu recomendo você instalar o Linux Mint 19,1 XFCE que é mais leve que o Cinnamon, mas se você abrir muitos programas pesados ao mesmo tempo vai travar mesmo assim, não importa se é linux, windows ou qualquer outro Sistema Operacional.

2 curtidas

E ai blz mano? :slight_smile:

Webcontent são abas do Firefox que exigem processamento gráfico geralmente, como vídeos por exemplo ou algo do tipo.

“Se pá”, tente maneirar um pouco na quantidade de apps abertos ao mesmo tempo, o motivo de estar travando é, quase com certeza, você lotar a sua RAM. Por mais que o Mint seja leve, a memória do PC tem um limite físico mesmo, e você parece estar forçando ele.

Para você ver exatamente o que cada webcontent faz é simples.

Abra o Firefox nas abas que você quiser e no monitor do sistema finalize a tarefa, você vai ver qual aba ou extensão vai travar. Parece que só o Firefox está te levando quase uns 2GB de RAM.

Abraços!

3 curtidas

Oi! Parece que o problema realmente é o firefox engolindo toda sua memória RAM. Eu costumo abrir muitas abas também, e tava enfrentando vários travamentos por causa disso, mas tem uma extensão que eu estou usando agora que ajuda muito nesse sentido. É a “Auto Tab Discard”, ela descarrega as abas que estão escondidas, liberando a RAM que está sendo gasta de forma inútil. Você não perde suas abas, elas só ficam “cinzas”, mas com um clique a página recarrega.

2 curtidas

Cara, o problema aí é nítido: Firefox está devorando toda a sua RAM. O recomendado nesse caso é colocar mais um pente de RAM (4GB) para ficar com um sistema folgado para executar diversas tarefas.

1 curtida

Gente, muito obrigado pelas dicas.

Eu não costumo abrir muitos programas, o máximo que uso é Firefox, Spotify e programar em Python através do Jupyter Notebook, que abre no Firefox depois de alguns comandos no terminal.

Eu acho que não era pra travar desse jeito, mas eu realmente abro muitas abas, quase sempre.

Divido minhas janelas assim.

Social: Facebook, Instagram, Twitter
Música: Youtube, Spotify
Comunicação: Whatsapp, Telegram, Email Yahoo, Email Google

Em alguma dessas janelas, ou em uma separada, abro mais umas 4 abas para sites, como esse aqui.

Só de abrir essas coisas já trava pra caramba, e quando abro para programar eu tenho que parar de ouvir música senão trava. Por algum motivo, se o notebook suspende (eu suspendendo ou fechando a tampa) e depois volta, trava muuuito.

Mas estou testando agora o app indicado pelo @Pedroh99 , mantive ativa só aba de música, mais Telegram, Whatsapp e Facebook. O @Dio me deu a ideia de monitorar o sistema e ir fechando os WebContent que estiverem muito pesados. Vou ver se já trava menos, se não resolver, vou tentar atualizar pro 19.1, como disse o @DarkSam, e aí se não resolver, passar pro Mint XFCE, como recomendado pelo @quadrado e @Lee. No pior dos casos, sigo a dica do @deyversonsantos e coloco mais um pente haha

Muito obrigado pelas dicas, pessoal, vou deixando vocês atualizados!

3 curtidas

De nada :slight_smile:

Olá galera,
Colocar a culpa no usuário não é a melhor opção, um sistema têm que saber gerenciar as crises mesmo que o usuário lote a memória. O usuário é somente uma vítima rsrs

Um sistema não deve travar em situações criticas, ele deve tentar fazer algo e avisar o usuário sobre o que está acontecendo, no máximo ficar lento, mas travar não.

O meu também trava muito, é uma máquina boa: DESKTOP, MOBO Gygabytes B450M DS3H, 8GB de RAM Corsair, Vídeo Radeon R7 2GB, prcessador Ryzen 5 1600 12 nucleos (6*2) 32MB de cache (sem vídeo onboard), fonte 450W
Comprei a uns 3 meses, sempre travava do nada.

Problema 1:
Do nada o mouse wirelles ficava lento e se eu ficasse mechendo muito ele travava o sistema, quando eu desplugava da USB por uns 30segundos e plugasse novamente ele voltava a funcionar normal por um tempo, joguei o mouse na parede e peguei um com fio pebinha da multilaser (até o momento não travou nada).

Problema 2:
Os HDs são de notebooks antigos, mas fiz testes e estão bons (eu acho). São dois HDS um para sistema (que nos meus testes foi o que tinha melhor taxas de I/O) e outro para a pasta HOME e swap.
Percebi que as vezes quando a memória subia muito e entrava algo na swap, o PC dava uma travada, nisso eu saia fechando programas e dava uma swapoff /dev/sdb2, se não travasse até a swap esvazear ficava de boa e voltava a trabalhar nele. mas as vezes travava geral e tinha que reiniciar.
Manter a swap desligada foi uma solução, ou criar a swap no HD do sistema que é mais rápido.

Problema 3:
O cabo sata que veio com a MOBO tem a ponta em L e fica incmpativel com o meu gabinete, acabei usando um cabo sata antigo porque era reto e dava para usar. Usei esse mesmo cabo em um HD sata com arch Linux, e consegui ver infos na hora da falha, que me levaram a entender que os dados estavam sento trasnmitidos na velocidade errada, troquei o cabo sata e está normal até agora.
*1 no Arch Linux, quando ficava lento, eu mudava para o TTY2 (CTRL+ALT+F2) e mesmo sem logar, ele me jogava na tela os erros (e isso é muito bom).
*2. O bom do Arch é que ele não “travava” a maquina, ele ficava lento, depois voltava ao “normal” mas alterava o disco para somente leitura :smile:

Não tenho como testar a placa de vídeo, porque não tenho outra. Mas se consegui escrever tudo isso sem travar, acho q algo deu certo. E fica a dica ai de o que foi testado no meu caso.

Ps. Ubuntu, Fedora, Mint, Arch todos travavam antes de eu fazer essas alterações. Agora estou no fedora e vou ver no que dá… Se cotinuar travando vou testar com windows, e ver se arrumo uma placa de vídeo para testar. O quem sabe jogo tudo na parede também e vou correr pelado na rua.

Eu tenho instalado Linux Mint 19.03,so que trava tudo ate comandos do Terminal,teclado,e os navegadores,Mozilla, chrome.Meu noteboot e um Sempe toshiba, 500GB HD,4GB Memoria Ram. E ele veio com windows 8.1, que na verdade acho melhor sistema operacional. o Meu teclado muitas vezes trava a tecla (fn),ja fiz de tudo muita vezes apertando a (fn)+ Num Lock, para destravar. tenho que comprar ou teclado ou mais memoria?,tem algum coamndo via terminal para resolver esse problema. hoje 26/10/2020

Este tópico foi fechado automaticamente 180 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.