Meu linux mint 19.3 está travando muito, acredito que seja RAM

Uso ele exclusivamente para programar usando o vscode e com o crome e o node rodando juntos, ele está travando constantemente, porem quando reinicio ele volta ao normal por um tempo e depois trava novamente.
Algumas vezes da erro do fsck, executo o comando e ele volta ao normal por um tempo.

Desde já agradeço!!!

Mostra as especificações do seu PC, interface que está usando e o gerenciador de tarefas quando está ocorrendo essas travadas.

1 curtida

Roda o memtest quando for dormir, porque demora bastante, deixa ele passar algumas vezes pra ver se acusa algum erro de memória.

Bom também testar o HD, o meu antigo ficava congelando o sistema por uns 10 segundos, depois voltava ao normal, fui testar e vi que era o HD com defeito.

1 curtida

rodei e deu tudo ok, n sei mais oq fazer.
memtester version 4.3.0 (64-bit)
Copyright © 2001-2012 Charles Cazabon.
Licensed under the GNU General Public License version 2 (only).

pagesize is 4096
pagesizemask is 0xfffffffffffff000
want 1401MB (1469054976 bytes)
got 1401MB (1469054976 bytes), trying mlock …locked.
Loop 1/1:
Stuck Address : ok
Random Value : ok
Compare XOR : ok
Compare SUB : ok
Compare MUL : ok
Compare DIV : ok
Compare OR : ok
Compare AND : ok
Sequential Increment: ok
Solid Bits : ok
Block Sequential : ok
Checkerboard : ok
Bit Spread : ok
Bit Flip : ok
Walking Ones : ok
Walking Zeroes : ok
8-bit Writes : ok
16-bit Writes : ok

Chegou a testar o HD?

edit : se quiser testar via gui tem o GSmartControl

1 curtida

Eu já tive esses problemas. Eu tenho um I7, RX480, 8GiB de RAM. A única explicação que eu tinha era que isso era um problema com o Cinnamon, porque eu usava o GNOME, não acontecia isso, usava o XFCE e não acontecia isso, usava o Pantheon do ElementaryOS e não acontecia isso. Tenta usar outro ambiente gráfico para ter certeza se isso não é um problema com o Cinnamon em si.

1 curtida

Pode ser – é o mais frequente – duas coisas : Disco muito cheio, ou aparentemente com espaço sobrando, mas na verdade muito cheio mesmo. Usuários inexperientes tendem á achar que ter 20 Gb sobrando é muito espaço. Mas um PC não é um celular, e o espaço aparentemente vazio pode estar ocupado pelo cache em disco que foi se acumulando e não foi limpo. Principalmente com uso contínuo de aplicações que consomem muito cache…
Então, primeiro verifique quanto espaço tem disponível, e principalmente, verifique se a pasta home está na mesma partição do sistema. Abra a ferramente disks e veja quantas partições tem, e se a partição chamada home aparece. Se houver apenas uma partição FAT e uma extendida ( que parecem duas horizontais no disks, uma sobre a outra ), então vc tem tudo na mesma partição e a máquina está lenta por causa do cache. Instale Bleachbit e faça limpeza total do sistema. A máquina vai congelar por meia hora, talvez 40 minutos, e o processo não pode ser interrompido, ou o sistema vai quebrar. Depois, reinicie e experimente. há também a possibilidade de haver muita troca ( muito uso de swap ), então altere o swpness. Há instruções nesse artigo :

versão traduzida automaticamente :

Eu apostaria que é isso. Mas como eu disse no início, o mais comum é disco cheio, e de qualquer forma, vc teria que fazer uma limpeza de disco mesmo. Nota : nunca ponha o bleachbit para início automático. Ele sempre trava o sistema após 5 minutos de uso, á não ser que vc tenha um i9 com 32 Gb de DDR. Ele é só p ser usado uma vez por semana e já é ruim o suficiente.