Meu jogo não abre! (Steam, Proton 5.0-9)

( Contextualizando ) Eu sou um pouco novato em Linux, e estou migrando de pouco em pouco, porem eu sou um ‘gamer’, e não consigo ficar sem meus jojinhos. Então vi que o Proton disponibilizava o porte de R6 (Rainbow Six Siege) pra Linux, então decide testar.

( Minha atual situação ) Mas ai que vem meu problema, pois toda vez que eu tento iniciar o R6 (Rainbow Six Siege) ele simplismente fecha sem me retornar nenhuma mensagem de Erro nem nada! Já vasculhei os foruns do Proton e nada! Quem poder me ajudar agradeço!!

1 curtida

Olá, @Guztaver. Bem vindo à esse mundo!

Infelizmente esse jogo realmente não funciona no Proton, como mostra a página do jogo no ProtonDB. Esse site coleta as experiências de cada usuário e compila em uma classificação, que pode indicar desde que o jogo não roda (Borked) até que o jogo roda perfeitamente (Platinum ou Native). No caso deste jogo o problema indicado é o anti-cheat, que ainda não pode ser rodado com o Proton.

Nos comentários é dito que desativando o BattleEye (anti-cheat) até é possível jogar de forma meio precária o jogo offline. Caso queira tentar é só seguir as dicas dadas nesses comentários.

4 curtidas

Uma dica que poso dar, não para esse jogo específico, mas para a Steam. Caso instale algum jogo da steam e use o proton, coloque-o em uma partição EXT4. Pois se for NTFS o jogo não abre.
Abs

1 curtida

A opção do SteamPlay permite que você teste o Proton com qualquer jogo, mas isso não quer dizer que todos vão funcionar. A maioria funciona, mas alguns não (e isso geralmente está associado ao anti-cheat incompatível, algo muito difícil de resolver).

Eu saí totalmente do Windows 10 e uso apenas Ubuntu, inclusive para jogar. Mas, se precisasse jogar algum jogo tipo o Rainbow Six Siege, seria necessário usar dual boot, não tem jeito…