Meu gato não quer comer

Minha gata recentemente deu à luz a uma ninhada de cinco gatinhos, todos vivos até o presente momento. Eles nasceram no dia 9 de fevereiro, estão com quase 2 meses.

A mãe deles ainda não os abandonou, inclusive ainda os amamenta de vez em quando. Todos já comem ração sólida, menos um deles, que se recusa até mesmo a beber água. Só quer leite.

Eu estou alimentando-o com uma seringa, com a ração para filhotes molhada em água, formando uma pasta que ele consegue engolir. Entretanto, gostaria de saber se há algo a fazer para que ele começe a comer por conta própria.

1 Curtida

Tente oferecer ração úmida primeiro para ele (gatos tem um paladar exigente), depois faça a transição para a sólida.

1 Curtida

Isso foi o que tentei fazer, colocar um pouco de água com ração no pote e deixar por perto dele, mas ele não demonstra nem sinal de que vai comer.

Você precisa incentivá-lo, passe um pouco da ração úmida na boca dele e depois mostre para ele a ração no recipiente. No caso da sólida, movimente-a no recipiente, faça sons com ela, faça com que a atenção dele se volte apenas para o alimento. Ele precisa criar interesse.

1 Curtida

Minha gata tem 4 filhotes e nasceram no 13 de janeiro (tenho a data guardada na mente) e ela passa pelas mesmas coisas que o seu. Os Filhotes hoje estão bem maiores e comem normalmente. Mas ela não.

1 Curtida

Ele ainda não tá comendo, só cheira a ração e recua. E olha que sempre deixo por perto dele a ração normal, uma com um pouco de água e a papinha que eu dou pra ele.

Coloca um caldinho leve de carne (sem temperos) em cima dos grãos e veja o que acontece.

1 Curtida

Meu jabuti tem dessas tambem… É muito frescurento na hora da comida, não come tomate, couve e nem mamão, só gosta de morango e cenoura, e tem vezes que nem isso ele come…

2 Curtidas

Atualização do caso: levei o gatinho ao veterinário, que o diagnosticou com anorexia felina. O tratamento já está sendo realizado e o gato mostra sinais de melhora (já não dá mais para sentir os ossos dele quando pega na mão).

3 Curtidas