Meu computador não liga. Alguém sabe o que fazer?

Config do Pc.

Ryzen 3 2200g

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, amd AM4, mATX, DDR4

Sem placa de vídeo

Memória RAM 2x8 hyperx
Fonte Corsair vs450

Os led da placa mãe e ventiladores ligam. O led do fone que tenho conectado também liga. o cooler do processador gira. Mas não liga o teclado nem o mouse e nem da vídeo no monitor

Já tirei as memórias, tirei a bateria da placa mãe (o que resolveu da última vez.) Não sei mas o que fazer. Alguma ideia?

A sua fonte é bivolt? Ela está colocada para a tensão correta?
Por padrão a maioria vem na posição 220v mas se vc por na rede 110v ela pode não ligar, se não for bivolt.

Não tem essa chavinha na fonte não. Então não é bivolt

O ideal é levar em uma assistência. Se não tem experiência, quanto menos mexer melhor.

Eu tenho experiência

1 - Algum aviso sonoro ao ser ligado ?

2 - Esse processador tem vídeo Onbord, quando ocorre de não haver sinal de vídeo, quase sempre é problema na bios, remova a bateria e também faça o reset pelo jumper para garantir.

3 - Verifique a resposta da placa mãe para erros, remova a memória e ligue sem para saber se ocorrerá os bips indicando a falta delas, se não ocorrer pode ser problema na placa mãe.

4 - Remova o processador e veja se vc não amassou algum pino na hora de colocar.

5 - teste outra fonte.

6 - remova tudo e começe do zero, verificando se a placa mãe não está em curto com o gabinete (é raro mais acontece).

7 - se não conseguir nada, a única alternativa é testar os componentes de forma individual em outra máquina dando preferência para Processador, Fonte e por fim memória.

Conta o número de bips ou grava e posta aqui… é um indicador.

Sobre ter experiência, eu te falo que não preciso nem olhar minhas fontes, porque elas tem PFC ativo, e por isto não tem chavinha.
Tenho multímetro. E se não identificar de cara qual é o problema, mando para a assistência.

Sua fonte é fullrange. Opera com qualquer tensão da ordem de 90V ~ 264V.

Fontes de PC com chave seletora já deveriam ter desaparecido. Em pleno 2022 é inadmissível uma fonte de PC não ter PFC ativo e não ser fullrange.

Como você afirmou que fazer o clear CMOS resolveu anteriormente, pode ser algum problema na placa-mãe.

1 curtida

Tranquilo. Falei apenas como sugestão, mesmo tendo experiência, as vezes é bom ter uma segunda opinião ou outra visão sobre o problema. Porque, eventualmente, alguma coisa pode estar escapando a nossa visão.

Realmente, é impressionante. Em nenhum lugar do mundo energia tá sobrando e barata para justificar aceitar perder de uns 30 a sabe-se lá quantos wh que não justifique ter PFC (sem comentar a questão da qualidade para o desempenho e garantia de durabilidade do equipamento).

1 curtida

Tranquilo o Pc voltou a funcionar nem sei o que era direito. Acho que era algum mal contato enfim vales

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.