Meu computador apresenta pequenos glitchs pretos e distorções no vídeo

Ola pessoal! estou tendo problemas com pequenos pontinhos pretos e distorções do vídeo em algumas tarefas tipo em jogos, editores de vídeo e navegadores web.
Uso o Linux mint e estou tendo problemas somente no linux pois no windows não aparece esses pontinhos pretos ou as distorções no vídeo. Tinha trocado de placa mãe recente mente! Tenho memória, processador, fonte e placas mãe para testar.
Não é problema no processador, placa de vídeo integrada e nem nas memórias!
minha placa antiga estava apresentando os mesmos problemas após fazer uma “adaptação” de um cooler box de 775 para uma 1155. visualizei o slot do processador e nada de pinos tortos ou quebrados.
Obrigado!

Configuração do PC:
Processador:Xeon e3-1225 v2
Placa mãe: LGA1155 H61
Memórias: 2x4 8gb
Fonte: Seasonic 300W 80plus bronze
armazenamento:
hd seagate 1T
WDC 500Gb
toshiba 320Gb
SSD kingston SA400 de 120gb
Placa de vídeo: intel hd graphics P4000
Captura de tela_2024-09-05_15-03-54
Captura de tela_2024-09-05_14-54-06

Seu processador tem suporte a vulkan? Talvez seja algo relacionado a isso, drive linux tentando utilizar vulkan incorretamente!

Chegou a testar distros fora da base ubuntu? Fedora, Opensuse Tubleweed, arch(manjaro endevour?)

1 curtida

Esse chip gráfico integrado não tem suporte a Vulkan, não sei se essa é a causa no seu caso, mas quando eu utilizava um computador em condições similares, o desempenho de jogos no Windows era muito superior, enquanto no Linux, muitos jogos não rodavam e alguns que rodavam ficavam instáveis. O Linux depende do Vulkan para ter bom desempenho em jogos.

1 curtida

não, só testei as com base no ubuntu.

Tentei rodar o Doom 1993 nele e simplesmente o computador congela e fica travado com o som bugando , mas quando instalei o i5-2500 nele rodou sem instabilidades, congelamentos ou travamentos, pode ser que nas configurações do Doom o método de rederização estava no Vulkan acho que por isso que estava congelando!