Meu bluetooth no Pop-Os não liga

Meu bluetooth no Pop-Os não liga, tentei instalar o pacote bluez-firmware mas retorna a mensagem: impossivel encontrar o pacote bluez-firmware. O que devo fazer?

Eu imagino que poderemos listar dentre as possibilidades que podem causar esse problema o bloqueio do seu adaptador bluetooth pelo sistema ou a não inicialização do serviço pelo systemd.

Execute os comandos abaixo no terminal.

Para desbloquear o serviço com rfkill:

sudo rfkill unblock bluetooth

Para reiniciar o serviço do bluetooth:

sudo systemctl restart bluetooth

Para habilitar o serviço com a inicialização do sistema:

sudo systemctl enable bluetooth.service

Status do serviço (se está ativo ou não):

sudo systemctl status bluetooth.service

Olá Henrique

Fiz exatamente como você mencionou mas não funcionou. No terminal aparece que está Ok, mas não está ativando.

Active: active (running) since Wed 2021-11-03 00:13:19 -03; 22s ago

Status: "Running"

Eu reinstalei novamente o Pop Os para ver se era algo errado na instalação mas sem sucesso.

Estou usando um adaptador para bluetooth, será que o problema é esse adaptador?

Pode ser, é uma possibilidade. Qual a marca do seu adaptador? Encontrou alguma dica na internet do uso do adaptador que você possui com alguma distribuição linux? Você conferiu a página da System76 sobre bluetooth? Talvez tenha algo que possa te ajudar.

Um adaptador recomendado no forum é o Orico BTA-508.

1 curtida

O meu não está gravado a marca nele e eu joguei fora a caixa faz tempo. Como faço para entrar no aplicativo e ver?

Já acessei a página do System 76, mas sem sucesso.

Vou procurar essa marca sugerida.

Muito obrigada!

Pra ver se ele é reconhecido e qual é a marca (ou perto disso), abre o terminal, digita lsusb e joga aqui pro pessoal ver

1 curtida

Olá Rodrigo!

Digitei o comando lsusb no terminal e apareceu:

Bus 006 Device 002: ID 0424:5744 Microchip Technology, Inc. (formerly SMSC) Hub
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 005 Device 003: ID 0424:2744 Microchip Technology, Inc. (formerly SMSC) Hub
Bus 005 Device 002: ID 046d:c092 Logitech, Inc. G203 LIGHTSYNC Gaming Mouse
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Bus 001 Device 002: ID 045e:0745 Microsoft Corp. Nano Transceiver v1.0 for Bluetooth
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Já é algo… agora é descobrir pq o Pop não consegue “enxergá-lo”. E note, há duas entradas indicando BT. @KairanD, tem alguma ideia?

Eu acredito que seja o da Microsoft, não tenho certeza.

O dongle é o outro… esse da MS eu não sei exatamente o que é

Ahh tá…entendi…

Acabei de ver que o da Microsoft é um outro dispositivo que estou usando.

É a primeira que você usa o adaptador em um sistema que não seja Windows?
Difícil achar um adaptador que funciona.

Antes eu usava ele no Windows e funcionava bem, agora instalei o Pop Os porque vou começar estudar informática, preciso que o bluetooth funcione para poder usar meus dispositivos.

Por favor, instale os seguintes pacotes através do terminal:

sudo apt install bluetooth bluez bluez-tools

Pode ser que eles já estejam instalados, mas seria bom conferir. Após instalados (se for o caso), reinicie o sistema e tente acessar o dispositivo. Eu li alguns relatos na internet de alguns usuários que afirmam que o dongle funcionou após a troca da porta USB que ele estava conectado. Alguns dizem que o dongle não funcionou em um HUB USB, mas direto na porta USB do computador. Não sei dizer se isso possui fundamento técnico, mas não custa tentar se esse for o seu caso.

1 curtida

Henrique, eu executei o comando e copiei e colei a mensagem no site pelo computador, mas caiu e a mensagem não vai, estou encaminhando pelo celular, então vou resumir agora e amanhã eu posto o resultado pelo computador.

Apresentou falha temporária resolvendo ‘us.archive.ubuntu.com

E a recomendação foi executar: sudo apt-get update mas também falhou.

Também tentei: sudo apt-get update --fix-missing mas também retornou falha.

Pelo jeito terei que comprar outro dongle mesmo, vou seguir sua recomendação para comprar o adaptador bluetooth Orico BTA-508.

Muito obrigada.

Pessoal agradeço muito a atenção de todos vocês.

No meu caso acho que terei que comprar outro dongle mesmo.

Assim que eu comprar outro dongle eu posto aqui para falar se deu certo.

Abraço

Execute estes dois comandos abaixo um a um e veja se funciona:

sudo rmmod btusb

sudo modprobe btusb

Eu tenho um adaptador genérico como o seu, no meu caso ele só ativa por este método, contudo no Debian Testing ele funciona normalmente. Rodo Ubuntu 20.04, mesma base do Pop que você deve usar.

1 curtida

Infelizmente não tenho ideia. :frowning:

Isso é estranho…

Tenho um adaptador Bluetooth 4.0 genérico aqui e testei em várias distribuições (Debian, Ubuntu, Kubuntu, Pop!_OS, Manjaro) e nunca deu problema. Foi sempre plug and play.

O modelo é igual ao redondo neste anúncio. O anúncio inclusive lista compatibilidade com GNU/Linux.

2 curtidas

Muito obrigada, irei procurar.

Tentei mas não funcionou.