O @kevinlucasilva e o @Thiago12 já abordaram várias opções, inclusive diferentes modalidades de Swap.
Eu não jogo, por isso não posso avaliar quanto espaço você poderá usar (ou não) para os games – e também, se vai deixá-los na /home
, ou se podem ficar em alguma partição extra. – Apenas quero frisar que o meu particionamento não leva isso em consideração.
Além disso, tenho várias distros em dualboot (ou multiboot), por isso, não faço “backup de sistema”. – Se alguma distro sofrer um desastre, posso reiniciar a máquina, escolher outra, e em 2 minutos posso continuar com minhas tarefas. – A única exceção é o openSUSE, que instalei em BtrFS com direito a snapshots, que me permitem voltar atrás, caso alguma atualização dê problemas (coisa muito rara, no meu caso).
Portanto, considere o que vou expor, apenas para extrair uma ou outra informação que possa lhe ser útil – e não, como um “modelo” a ser seguido por ninguém, pois cada um deve escolher suas próprias opções.
Meu SSD também é de 480 GB – e nele mantenho a partição EFI + 11 distros em partições de 30 GiB (cada). – Só a partição do openSUSE, é que tem 50 GiB, pois os snapshots consomem algum espaço extra.
Sobram 65 GiB de espaço não-alocado. – Caberia uma partição Swap de 16 GB (tamanho da minha RAM), mas prefiro deixar esse espaço para uso eventual, pois até hoje não vi nenhuma distro usar o Swap para nada (e eu não uso Hibernar ou Suspender), então, não sinto necessidade de “rapidez” no Swap:
(Sim, este é meu “sda”. – Só o Redcore é que tem mania de montá-lo como “sdb”, às vezes).
Minha partição Swap (10,5 GiB) e minhas 12 partições /home
(15 GiB, cada) ficam num HDD de 1 TB:
Minhas partições /home
são pequenas, porque não as uso para salvar documentos etc. – Elas guardam apenas os arquivos (ocultos) de configurações pessoais, Wallpaper, e meia-dúzia de scripts. – Meus documentos, imagens etc. ficam em partições extras (Warehouse, Sites, Works), de uso comum para todas as distros.
Limpar as partições /home
é fácil. – Em geral, o que “cresce” é o cache de imagens (Gwenview), do navegador e do GoogleEarth:
As partições-raiz também podem ser consideradas “pequenas” – principalmente no caso de distros que guardam cache dos pacotes baixados e instalados. – Fiz uma limpeza no Arch há poucas semanas, mas ainda não no Manjaro e no Void, como vejo pelo Conky:
(No Debian, KDE Neon, MX Linux e PCLinuxOS, uso o Synaptic com a opção de limpar os pacotes do cache, assim que são instalados. – No openSUSE, limito o número de snapshots a serem mantidos; e às vezes estabeleço um novo “marco zero”).
Esses tamanhos foram “testados” no meu antigo PC, de 2017 a 2019 – quando eu usava partições de 25 GiB, tanto para “raiz” quanto para /home
. – Foi com base naquelas observações que decidi mudar, no PC atual:

Tenho um segundo HDD de 1 TB (Depot1), para Vídeos + arquivos pouco usados + backup das outras partições de documentos – e um velho SSD externo USB2 (Depot2), onde faço backup de Depot1. – Mas isso não tem muito a ver com o uso cotidiano do PC.
Velocidade
Logo que montei o PC atual, instalei 4 distros – todas sem Swap e sem partição /home
separada. – As distros (openSUSE, Fedora, KDE Neon, PCLinuxOS) costumavam carregar em 11 a 15 segundos.
Agora, elas carregam numa média de 30 a 50 segundos – acredito que devido às /home
e Swap no HDD mecânico – e também porque fazem a montagem automática das partições extras (Warehouse, Sites, Works, Depot1) e de todas as outras partições (11 distros = 22 partições).
Mas mesmo que essa demora inicial (boot + KDE Plasma) fosse devida só à /home
e Swap em HDD mecânico, a interferência no meu cotidiano seria mínima – não costumo reiniciar o computador, exceto aos Domingos, para atualizar as distros. – No dia-a-dia, não chego a perceber nenhuma “demora” relevante, ao abrir aplicativos ou executar tarefas comuns.
(Se tivesse games no HDD mecânico, talvez isso fosse mais relevante).
Essa é a minha experiência pessoal – num caso bastante específico. – Espero que uma ou outra dessas informações possa lhe ser útil.