Mepeamento definitivo

ubuntu

Olá! Trabalho em um ambiente corporativo que esta implantando o linux nos desktops dos colaboradores, estou enfrentando uma dificuldade no ambiente de rede com o mapeamento de unidades de rede.

Vou explicar meu procedimento para entender o ambiente:

1 - Na instalação do Linux Lite x86 ou x64 (Ubuntu) o primeiro usuário é criado com o nome de Administrador, o qual eu tenho a senha e o mesmo pertence aos sudores.

2 - Após a instalação de alguns programas que a empresa utiliza, é criado um novo usuário com permissões padrões.

3 - Esse usuário com as permissões padrões precisa de algumas unidade de rede mapeadas de forma definitiva, pois nessas unidades contem pastas onde os colaboradores salvam os arquivos pertinentes a seu trabalho e a empresa.

Minha dificuldade esta em deixar essas unidades mapeadas de forma definitiva, onde alguns programas como o e-mail, ao tentar anexar um arquivo não encontra a unidade de rede mapeada. E isso não esta acontecendo apenas com o e-mail, com outros programas onde o colaborador precisa de um arquivo da unidade de rede, isso esta dificultando as atividades porque os colaboradores estão tendo que copiar o arquivo na máquina para anexar ou usa-lo em outro aplicativo.

0 Likes

Veja se é isso que você quer…

1 Like

Segue tutorial:

0 Likes

Ok! Segui o tutorial porém no passo 10 é onde esta meu problema:

Passo 10. Finalmente execute o comando abaixo e você terá o compartilhamento de rede mapeado no Lançador do Unity e no navegador de arquivos Nautilus.

` sudo mount -a`

Toda vez que o usuário reinicia a máquina tem que executar esse comando sudo mount -a mas como o colaborador tem um usuário que não tem permissão sudores tenho que eu digitar usar o meu usuário de administrador qual tem permissão sudores.
É nesse momento que estou enfrentando a dificuldade, não quero dar permissão sudores por motivos de segurança.

0 Likes

Veja se vai assim… Provavelmente você terá que montar o compartilhamento antes para poder fazer isso.
sudo mount -a
Aí no lugar de de um disco físico veja se aparece o compartilhamento…

0 Likes

Aqui parece ter todo o necessário…
https://wiki.ubuntu.com/MountWindowsSharesPermanently

0 Likes

Uma solução que você pode usar é montar um servidor Ldap para que os usuários fiquem em um servidor e posam conectar qualquer máquina e um servidor geral de arquivos. Não lembro como se chama esse servidor mas cada usuário criado ganha uma cota nele e todos tem acesso. Aí as máquinas ficam apenas como terminal. não sei se é isso que você está tentando fazer. O bom desse sistema é que um usuário tem acesso a seus arquivos a partir de qualquer máquina.

0 Likes

Se forem compartilhamentos Samba ou NFS você pode criar uma entrada no fstab, assim eles aparecerão automaticamente no gerenciador de arquivos.

0 Likes