Menu configurações não abre

Olá pessoal, eu uso o Ubuntu 20.04 LTS, eu instalei o Tema Pop!_OS não estou conseguindo remover a ele e voltar para o do Focal Fossa, eu entro na minha área de trabalho clico na opção superior de menu onde tem as opções de rede, ligar, desligar o computador, porém toda vez que eu clico no menu de ““Configurações”” ele demonstra na barra que está carregando e desaparece sem abrir a janela de menu Configurações, alguém pode me ajudar por favor? Eu já tentei remover o Tema do Pop!_OS e toda vez que reinicio aparece a mesma tela marrom de login do Pop!_OS, eu consigo acessar sem problemas somente não consigo voltar ao Tema do Focal Fossa e o menu Configurações não aparece ao clicar nele, alguém sabe como eu resolvo esses problemas?

Oi amigo. Não sei se entendi bem o que você falou: está falando da tela de login, ou do menu de configurações do sistema, depois que você já logou?

Tem possibilidade de reinstalar (o sistema completo) ou voltar pra tela de login (para usar o terminal)?

Como você instalou a interface gráfica do Pop!_OS? O que quer dizer com isso? Instalou o ambiente GNOME ou está falando da Pop Shell, que inclui na verdade o modo ‘tiling’ para o GNOME?

Perdão, eu acho que me expressei errado, eu editei o post inicial para tentar deixar mais claro os meus problemas. Os problemas estão em não conseguir alterar o Tema, eu uso o Ubuntu 20.04 LTS, eu alterei o tema dele para o Tema padrão do Pop!_OS 20.04 LTS, eu consigo acessar o sistema normalmente, o único defeito está quando tento acessar na parte superior da área de trabalho o menu onde contém a rede, botões de ligar, desligar, bloquear tela, tem nesse local o menu CONFIGURAÇÕES, eu clico nele e nada acontece, ele não abre, você poderia me orientar como eu consigo voltar a versão do Tema padrão do Ubuntu 20.04 LTS e como corrigir essa falha que não abri o meu Configurações?

Eu adicionei o tem do Pop!_OS com os comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:system76/pop
sudo apt-get update
sudo apt-get install pop-theme

Eu tentei remover com os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:system76/pop -r -y
sudo apt-get remove pop-theme

Mas não funcionou quando eu reiniciei ele apresenta a tela marrom de login do tema Pop!_OS 20.04 LTS.

1 curtida

Bom, agora exclareceu! rs

Isso é novo pra mim, mas vamos tentar.

Eu não to captando qual tela marrom de login é essa, mas tenta dar um sudo apt purge pop-theme* pra remover tudo que tenha a ver com o pop.

Caso não funcione, pode ser que o pop-theme alterou sua tela de GDM, acho que seria coisa de usar o gnome-tweaks pra mudar isso. Por acaso tem ele instalado? Tenta voltar pros padrões Yaru do Ubuntu. É que a GDM é uma parte que eu quase nem mexo, ai não sei bem.

1 curtida

Eu usei o seu comando que você informou:
sudo apt purge pop-theme*

Mas não funcionou, reiniciei a máquina e a tela de login marrom é essa abaixo:

Eu já alterei no ajustes o gnome Tweaks no menu (aparência) para o tema de ícones do Yaru, mas não resolveu, o sistema está com todas configurações do Pop!_OS 20.04 LTS, toda interface até o botão direito do mouse está com a funcionalidade do do Pop!_OS 20.04 LTS.

Como última solução - antes veja se há outras menos radicais - pode-se reinstalar todo o desktop ubuntu
sudo apt install ubuntu-desktop
Fonte

2 curtidas

Isso, boa! Eu ia te summonar mas nem foi necessário rs

Tomara que dê certo

1 curtida

Vc ia o que, raposinha?? Huhauhauhauahaua
(olha, virei referência de quebra-galhos no fórum!)
image

Nah, é mais como alguém que também sabe e pode ajudar rs

Você sempre tá por aqui

1 curtida

Obrigado Rodrigo pela ajuda apresentou a seguinte mensagem após o comando acima:

Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
ubuntu-desktop is already the newest version (1.450.2).
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
pop-fonts pop-icon-theme pop-sound-theme
Utilize ‘sudo apt autoremove’ para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

usei o comando sudo apt autoremove e exibiu a mensagem abaixo:

endo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
pop-fonts pop-icon-theme pop-sound-theme
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 3 a serem removidos e 0 não atualizados.
Depois desta operação, 70,8 MB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar? [S/n] s

(Lendo banco de dados … 231736 ficheiros e directórios actualmente instalados.
)
A remover pop-fonts (1.0.3~1555617065~20.04~a86eb73) …
dpkg: aviso: ao remover pop-fonts, o directório ‘/usr/share/fonts/truetype/robot
o-slab’ não estava vazio, por isso não foi removido
dpkg: aviso: ao remover pop-fonts, o directório ‘/usr/share/fonts/opentype/fira’
não estava vazio, por isso não foi removido
A remover pop-icon-theme (2.1.0~1602083697~20.04~5a9a850) …
A remover pop-sound-theme (5.2.0~1599689740~20.04~11b9d22) …
A processar ‘triggers’ para fontconfig (2.13.1-2ubuntu3) …

O apt autoremove está okay, mas acho que o comando na verdade deveria ser sudo apt reinstall ubuntu-desktop. Só esse detalhe que fez diferença.

1 curtida

Acho que a sintaxe é sudo apt install --reinstall pacote

Mas deu certo?

Pessoal deu certo em relação ao menu Configurações agora está destravado, eu consigo acessar o menu de Configurações, porém o sistema operacional mudou agora acredito que tenha ocorrido um upgrade de sistema e agora se tornou definitivamente Pop!_OS 20.04 LTS, o meu grub mudou a cor para azul antes era preto.

É, deu certo mas não deu certo…
Bom, se está usável, manda ver
Mas fica uma lição: quando for fazer mudanças drásticas como essa (eu pensei nisso quando veio a mudança do Gnome 3.36 pro 3.38, daí fiz isso), faça backup da instalação com Timeshift!

Falhou com sucesso!
Também acho legal usar direto a distro da qual se quer a aparência e funcionalidade. Melhor do que uma especie de transformation pack que zoa as coisas.

1 curtida

Vlw Rodrigo, obrigado! Resolvemos em partes! Eu seguirei as recomendações em futuras mudanças.

1 curtida

Obrigado Raposa pelas dicas!!! Vocês me ajudaram resolver o problema principal que era o travamento do menu Configurações. Eu concordo com você Raposa.

2 curtidas

Hahaha. Ja baixa a ISO e instala no pendrive xD

Gosto do pop; nao se arrependerá.

Aliás, quando só quiser um tema novo, é melhor você baixar eles na pling store. Instala o ocs-url e baixa dessa maneira que funcionará bem. Na pling store tem todo tipo de tema, com a opção de instalar automáticamente.

2 curtidas

O Sistema após os comandos usados anteriormente e a atualização ao acessar em Configurações > Sobre eu identifiquei que já está presente o Pop!_OS 20.04 LTS. Eu agradeço, hoje eu aprendi muito com você e o Rodrigo, inclusive a sua última dica, eu já havia customizado, porém não me recordava o nome do site pling store, o tema para aplicativos que eu usava e permaneceu foi o Flat-Remix-GTK-Blue-Darkest-Solid-NoBorder. Muito obrigado gente!

1 curtida