Gente, eu estava sem nada para fazer. Então lembrei de um arquivo markdown onde eu havia escrito o que eu achava bom num sistema operacional.
Então pensei, será que o Google Antigravity consegue materializar esse sistema operacional?
Eu gosto do Antigravity pois consome menos tokens, e caso exceda o limite da conta free, é só trocar de conta gmail e localização na vpn.
O curioso é que demorou duas versões para o Antigravity consegui criar algo cru, mas eu não programei um ponteiro em C se quer ou script shell de memória. A primeira versão ele esqueceu de ativar a ux e criar um usuário live.
Mas ele conseguiu, e ficou bom para uma distro simples e customizável para minimalismo. Vou dar continuidade nesse projeto, pensei em chamar de KaapuraOS (selvagemOS) pois é feito por uma IA.
Interessante, tenho algumas dúvidas:
- O que vocês acham que seria o maior diferencial desse sistema operacional em relação às distros já consolidadas?
- Se fosse para escolher uma base, vocês prefeririam algo derivado do Debian, Arch ou começar totalmente do zero?
- Vocês acreditam que a comunidade toparia contribuir ativamente para um projeto assim ou ficaria mais no campo das ideias?
- Qual seria a prioridade: desempenho, estabilidade ou personalização extrema?
- Pensando em público-alvo, esse sistema deveria ser voltado para iniciantes ou para usuários avançados?
- Como vocês imaginam o gerenciamento de pacotes: algo próprio ou aproveitando soluções já existentes como apt ou pacman?
- A interface gráfica deveria seguir um padrão minimalista ou trazer recursos visuais mais ousados?
- Quais seriam os maiores desafios técnicos para colocar um projeto desses em prática?
- Vocês acham que esse sistema teria espaço no mercado ou ficaria restrito a um nicho experimental?
- Se realmente fosse lançado, vocês testariam e dariam feedback ou acham que ficaria só na curiosidade?
Kaapura OS eu criei por diversão, não vejo sendo lançado. Apenas usado em meus projetos que precisam de um Sistema Operacional.