Mensagens de erro durante o boot do sistema LMDE 5 Elsie

Recentemente, migrei definitivamente para a distro Linux Mint Debian Edition 5, com kernel na versão 5.10.0-15-amd64.

A questão aqui são as mensagens de erro que aparecem antes e depois da solicitação para descriptografar meu disco:

O meu objetivo com o post é mais voltado para a curiosidade, visto que tais mensagens não estão relacionadas a qualquer tipo de desavença durante o boot da minha máquina, que acontece tranquilamente sem maiores problemas.

Tenho uma noção de que as duas primeiras mensagens são voltadas ao Secure Boot, já que o deixo desabilitado para evitar maiores complicações com distros Linux (inclusive, eu ainda gostaria de desvendar o porquê desta necessidade de se desligar essa opção).

Porém, as três mensagens de baixo me são estranhas. O que significam?

Sao modulos faltantes no sistema

Tem problema deixa-los faltantes?

Qualquer distribuição com kernel assinado vai executar sem problemas com secureboot ativo, ex: debian, fedora, ubuntu.
Então se a sua distribuição requer o secureboot desativado o kernel não é assinado mesmo sendo uma derivada do debian, outro caso aonde se faz necessário desativar o secureboot é se a distro utiliza systemd-boot que é mais chatinho que o grub nesse quesito.

nao se tudo esta funcionando normalmente

https://dicas-de-linux.blogspot.com/2020/09/corrigir-os-bugs-modprobe-module-aes.html

vc tb pode desinstalar os pacotes que os usam. por exemplo, o dmraid (se não faz uso de raid):

$ sudo apt purge dmraid

os pacotes “aes” são usados em LVM e partições encriptadas (LUKS). s vc tb n as usa, pode usar a dica acima. ou desinstalar o lvm2:

$ sudo apt purge lvm2

Então, eu realizei o particionamento de encriptação automático que o Linux Mint Debian Edition traz como possibilidade.

Desinstalar o pacote dmraid traria maiores problemas para meu sistema operacional? O que seria raid, aliás? Realizei algumas pesquisas mas não foram o suficiente para meu entendimento.

RAID é quando vc usa dois ou mais discos para funcionar (a) como se fossem um disco só; ou (b) como se um fosse “gêmeo” do outro. A segunda alternativa é muito comum em servidores de dados, que precisam garantia de integridade destes. Por isso a “redundância”. Acredito que seja seu caso.

Já como você criptografou o disco, o uso de LVM (logical volume managment) e o LUKS será necessário. Então, não toque no pacote lvm2.

1 curtida