Mensagem de erro no boot (intramfs)

Olá pessoa,
Instalei ubuntu 20.04 e também o pop_os 20 em um notebook asus com processador amd e placa de vídeo vega. Percebi que am ambos os sistemas na tela de boot aparece a seguinte mensagem “intramfs unpacking failed: decoding failed” e em seguida entra normalmente no sistema. O problema é que algumas vezes após essa mensagem a tela fica preta e trava. Preciso ficar forçando o desligamento para voltar a entrar normalmente. O que saberia como resolver esse erro? Abraços

Faz o seguinte… abra o terminal…

sudo gedit /etc/initramfs-tools/initramfs.conf

Altere a linha COMPRESS=lz4 para COMPRESS=gzip e salve o arquivo

sudo update-initramfs -u

Depois disso reinicie a máquina… Obs. eu usei o gedit como exemplo mas vc pode usar o editor de texto da sua preferência

1 curtida

Muito obrigado pela dica. Testei aqui o comando: sudo update-initramfs -c -k $(uname -r) e parece que resolveu o problema da mensagem de erro. Aparece agora “AMD-Vi: Unable to read/Write to IOMMU ter.” Só não sei se o travamento aleatório resolveu tb. Vou testar ao longo do dia para saber. Caso volte já testo a opção que me sugeriu. Grande abraço

Testei o comando que mencionou e continuou a mesma coisa :confused:

Então… esse procedimento é para a mensagem de erro “intramfs unpacking failed: decoding failed”… quanto aos travamentos, deve ser mais algum problema a ser desvendado… já atualizou o grub com o sudo update-grub ?

1 curtida

Já atualizei sim. Pelo que pude apurar em pesquisas na web parece ser problema de compatibilidade com a placa de vídeo da AMD vega. Saiu hoje o kernel 5.8, atualizei na esperança de resolver, mas infelizmente o problema continua. O jeito será esperar então :frowning:

Tenta isso aqui…

sudo gedit /etc/default/grub

Adicione o comando “idle=nomwait” na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash” que ficará assim GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash idle=nomwait”

sudo update-grub e reinicie a máquina

Obs. caso não funcione, substitua o “idle=nomwait” por “amdgpu.noretry=0” e atualize o grub novamente

Testei o comando que mencionou e não resolveu. Por enquanto a solução que encontrei foi colocar o sistema para iniciar diretamente no pop_os. No meu caso tenho o mint e o windows instalado. Percebi que na tela do grub ao escolher o pop_os aparecia aquelas mensagens de erro. No entanto se eu colocar para iniciar direto no pop_os percebi que não aparece mensagem nenhuma. Sobre os travamentos que ainda não sei como resolver. Esperar alguma nova atualização da bios ou do kernel para saber se a compatibilidade vai melhorar. De toda forma, muito obrigado por toda atenção e disposição em ajudar :slight_smile:

1 curtida