Menos é mais, Como fazer seu linux entregar mais desempenho usando menos?

Saudações galera, se liga no peppermint

Gemini:
a verdadeira potência não vem do que você compra, mas do que você configura.

Galera, estou escrevendo esse tópico pois quero compartilhar minha experiência para todos incluíndo aos donos do site. Espero que com isso todos vocês possam ter mais desempenho em seus PCs usando poucos recursos como foi para mim.

Como todos já sabem, ele é meu PC
Depois de atualizar os drivers do MESA e usar o XFCE eu não sei quanto vocês mas meu PC ficou mais eficiênte. A questão não é usar tudo no máximo e se divertir, claro que não.
É extrair mais recursos usando menos, veja o exemplo nas minhas configurações gráficas eu sempre uso:

1280x720+FSR 1080p
V-sync ON
ProtonGE8-26/9-15 os melhores.
Com isso minha 6500XT se torna a 6600XT usufruindo do GTT com memória reserva de 8GB conforme imagem abaixo e ao mesmo tempo posso jogar aumentando as opções gráficas do jogo conforme respeitando a limitação do hardware.

Outra coisa galera, eu estou usando dois tipos de swap na minha distro:
4GB ZRAM como principal e 4GB swapfiles como reserva.
Vocês podem dizer que o acesso a ram em caso se a vram extourar deixa mais lento mas.. não fica não.

A 60 fps cravados você não sente o gargalo, stuttering, bugs.. NADA.
A minha 6500XT aqui está rodando jogos de 6/8GB+ sem nenhum problema.
E outra coisa galera.. não é no MEDIUM mas sim no “HIGH”

No windows minha 6500XT é um caso perdido principalmente com aqueles arquivos rodando em segundo plano já a deixando lerda e no linux a situação é outra, você não precisa de um sistema pesado com inúmeros efeitos para ter um workstation profissional, você quer eficiência e resultados.

Sei que muitos aqui defendem gráficos ULTRA, V-sync off, FPS 500 e as vezes não entregam os resultados que buscam.
Aqui eu desativei o “Core Booster” do meu Ryzen 5 5500 pois não faz sentido deixá-lo habilitado.

Com toda essa minha configuração eu pude rodar no HIGH os seguintes jogos sem muita diferença no ULTRA

PRAGMATA (high sem RT)
Echoes of the Living (1600x900+FSR 1080p) 60 fps cravados no HIGH
Crysis Trilogy Remastered (ZRAM+GTT+6500XT+Peppermint brincou com esse jogo)

Esse é o parâmetro que uso nos meus jogos:

WINE_FULLSCREEN_FSR=1 WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH=1 %command% -dx11

Já quase me esqueci.. o VibrantLinux não pode faltar.

É isso galera, não é só instalar e jogar pois se você tiver um pouquinho de paciência você consegue extrair mais FPS mesmo em hardware limitado. No meu caso o único gargalo é a GPU ou ERA usando o português da maneira correta.. ““ERA””

Pois é isso galera, ótimas configurações para todos e extraiam todo o potencial de suas máquinas usando pouco pois existem muito usuários com PCs top de linha que não tem o mesmo resultado no windows como os usuários do linux tirando de letra usando apenas parâmetros e scripts.

Legal! Eu também faço coisas parecidas mas uso o DeepSeek, só que não é otimizações por que meus PCs já são forte mas eu vou tentar algum dia desses essa config talvez no meu Pc gamer. Eu não sou tanto de otimizar assim mas se precisar eu faço, mas geralmente eu não faço isso por que meus PCs já são fortes, o mais fraco tem 8 gigas de ram e um i3 econômico, e ele já roda o mint bem, MAS tem o meu raspberry pi 3, essas otimizações não vão servir por que o pi 3 não roda wine nem proton mas eu posso tentar o gemni.

O que é esse tipo de memória?

Parabéns pelo que conseguiu fazer. Rodar esses jogos com 4GB de vram é um feito e tanto.

Nunca usei esse tal de Peppermint. É bom mesmo? Uso atualmente um Arch Linux com IceWM e JWM combinado com o Ly Greeter em um Laptop da Samsung com 12gb de ram e um celeron 6035, pra mim o Arch é a única distro q tenho em mente quando quero um setup minimalista. Nesse ano vou ganhar um pc novo e provavelmente vou usar o mesmo setup, usando um repositório do github q tenho as configs do IceWM.

E baseado no Debian, e mais pesado que o Arch que vc tá usando ainda pois o ambiente padrão e o XFCE