Memoria Ram e migração

Olá
Atualmente eu uso o sistema Windows 10. ( I3/ 4 RAM/ HD 500 )
Reparei que ele esta travando muito com relação a navegação.
Sempre da disco 100 % e a memoria sempre fica em torno de 80 a 90 % ( Navegador Opera e Chrome )
Eu li em alguns sites que o problema ta no Hardware que ficou defasado
Mas eu não preciso de muito Hardware
Só utilizo ele para estudos ( Porem abro muitas abas )
Dizem que Linux não tem problema com Disco 100 % e que a maioria dos sistemas sabem lidar bem com a memoria Ram.

Uma mudança de Hardware é o que eu preciso ou se por acaso eu mudar para um Ubuntu da vida eu posso ter mais desempenho durante as navegações
?

0 Likes

Se vc migrar para linux vai ter um desempenho melhor. O windows 10 se tornou um sistema pesado. Se vc só busca estudo seria interessante um sistema leve como algum com ambiente xfce ou algum com lxde. lubuntu para lxde e xubuntu para xfce seriam boas opções pra vc. Porém independente do que escolher vai ter uma notória mudança de desempenho comparado com o windows.

0 Likes

Deepin é uma boa opção ? Não sou muito fã desses ambientes ‘’ feios’’ e não curto muito ficar editando o sistema .
Hehe

1 Like

Olha, teoricamente vai te um desempenho melhor que no windows, mas o deepin é um sistema pesado comparado com os sistemas linux. Como vc mesmo disse, seu uso seria só pra estudo e vc não quer trocar o hardware… vc pode testar o deepin e ver se vale a pena pra vc, mas pra sua situação e pro seu hardware o ideal seria oq ja recomendei.
E caso não valha a pena o deepin vai ter que editar o sistema não tem jeito kkk.

0 Likes

O Ubuntu Mate tem um visual bem legal e é leve, mas como você tem 4gb de ram pode usar praticamente qualquer distribuição sem ser muito pesado. Caso você não goste do visual do mate você pode adotar o KDE (Kubuntu) que tem um visual parecido com o windows e está bastante otimizado. Eu uso ele em um dualcore com 4gb de ram e funciona muito bem. Se você puder colocar um SSD ele irá voar. Não recomendo o deeping porque apesar de ele ser bonito ele é muito limitado. A loja de aplicativos deles é bastante incompleta e defasada.

1 Like

O Linux certamente rodará melhor que o Windows, o Ubuntu Mate ou Xubuntu seriam mais indicados, eles utilizam menos RAM que o Gnome, que é a interface padrão do Ubuntu.

0 Likes

Windows 10 sempre tem esse problema de disco, também já tive este problema com Notebook e Windows 10. Qualquer distro linux vai rodar tranquilo neste notebook.

1 Like

Infelizmente, o Windows 10 tá com esse problema… Se não me engano, consegui burlar isso usando o SSD.

Quanto as sugestões de distribuições… Vou te indicar o sistema que uso: o Deepin (é o famoso instale e use… vc não vai precisar perder tempo personalizando, para ficar bonito - ele nativamanete arranca suspiros :stuck_out_tongue_winking_eye:). E já vem com o Google Chrome (melhor navegador do mercado) e WPS Office (trabalha com .docx) pré instalados - mas nada que te proiba de usar outras aplicações desta categoria. Se sentir falta do visual do Windows… o Deepin tem uma opção de deixar uma barra de tarefas na horizontal e o lançador - “menu iniciar” - pequeno (estilo Windows).

@leonardopn não acho pesado ver o sistema consumindo 900MB de Memória RAM. Vendo a plataforma consumir menos, que outras (Windows, por exemplo)… Já está valendo.

0 Likes

Nessa configuração o Linux rodará tranquilamente. Eu sugiro, como outros aqui, o Deepin (bootando com 1Gb de RAM no meu note), o MX Linux (bootando com 350Mb de RAM no meu net), ou o Linux Mint (tenho ouvido muito bem dele).

1 Like

Jovem, meu Hardware é praticamente igual ao seu (só muda o armazenamento) larguei o WIn 10 exatamente por causa desses processos de sobrecarga, vc resolve o HD, aparece um de Memória, resolve esse aparece um serviço travando tudo…
Enfim, recomendo o Mint 19 Mate edition, bastante leve e eficiente, se sentir falta de algum app, é possível usá-lo pelo Wine+PlayOnlinux (Uso o Office 2007 e Alguns programas para editar PDF que infelizmente não tem uma versão semelhante para Linux).
Boa Sorte.

1 Like

@alexwender Foi oq eu disse, ele é pesado para os padrões linux, mas bem mais leve que o windows, vai do cara testar e ver se compensa. Realmente não é pesado 900 mb porém tendo em vista que meu manjaro xfce inicia com 400mb e quando abro o chrome dai sim chega lá pros 900… como o cara queria pra estudo recomendei algo com o melhor desempenho possível.

0 Likes