Meu notebook tem 6gb RAM, Linux Mint, inicia com 450mb RAM (6%), ao utilizar alguns aplicativos e depois fechar tudo a Memoria vai pra 10% e não desce. Tem vezes que fica em 25-35% sem nada aberto e não desce. Vocês sabem por que acontece isso, e se isso é um problema?
quando uso o comando neofetch(mas não muito), o valor vem menor do que no gerenciador de tarefas e no comando inxi
Agora a pouco estava com duas abas do firefox abertas, estava tudo redondo quando de repente meu cooler acelerou muito, o cursor travou e a barra do medidor de RAM subiu a 100% ‘-’ deu até medo. Alguém tem ideia do que ta acontecendo? Socorro!
Calma!! hahaa
Isso pode acontecer por diversos motivos. Uma aba do Firefox pode estar executando scripts indefinidamente, algum programa pode estar travado e/ou lendo arquivos muito grandes, …
Normalmente, se esperar um pouco o sistema volta ao normal. Se não, clique nas teclas “Ctrl Alt F1”, que vai fazer um terminal aparecer na tela toda. Faça o login, e depois execute o comando sudo pkill -f -U <seu_usuario>, para finalizar todos os processos que estão rodando no seu usuário. Ou, sudo reboot, para reiniciar o PC.
Se o PC ainda estiver “utilizável” e você conseguir mexer o mouse, faça assim, abra o Monitor do sistema, e peça para ordenar por uso de memória ou CPU, e mande aqui a foto da tela. Ou, no terminal, execute o comando ps aux e copie/cole o resultado aqui.
Nessas imagens não dá pra ter noção do que aconteceu, pois elas já são de um momento em que o sistema estava ok. Se acontecer alguma outra vez, tente capturar algum desses resultados enquanto o computador está sobrecarregado, porque ai vai aparecer o programa culpado.
Mas isso pode ser causado por um monte de coisas, e não indica que o sistema foi comprometido e nem que o computador está quebrando. Por exemplo, existem alguns sites que contêm scripts bugados, e que ficam comendo memória e CPU até que sejam fechados. Eu mesmo já vi isso acontecendo. A dica é pensar nas últimas coisas que você fez no PC antes de o problema começar (abrir um site, um programa, instalar/remover algum pacote, …) e depois tentar refazer esses passos de forma controlada (um a um, monitorando o uso de recursos) para tentar descobrir o problema.
muito obrigado, vou tentar. Fazer isso de forma controlado e ver no que da. Me disseram que isso pode ser por problemas de aquecimento também. Meu laptop está precisando de uma limpeza e troca de pasta térmica
Pode ser que haja um problema de superaquecimento também, mas o superaquecimento não faz com que a memória seja usada. Mas o contrário sim, o uso exagerado de recursos leva ao aquecimento do notebook.
Se você perceber que o notebook está aquecendo demais em tarefas normais, como ver um vídeo, navegar na internet ou editar um documento, ai sim você precisa se preocupar com isso, especialmente se o notebook reiniciar/desligar do nada. Se isso não estiver acontecendo, pode ficar tranquilo.
Até agora, graças a Odin, não desligou do nada. Obrigado, pelas as dicas. Me fez querer estudar mais sobre como o karnel utiliza a memoria. Qualquer artigo, video, ou documento que conhecer sobre esse assunto me mande se puder; será de bom grato.
aqui aconteceu a mesma coisa, era o firefox. Consumiu quase toda RAM e começou a usar o swap. Mesmo fechando o firefox o PC não voltou ao normal, fui obrigado a reiniciar.
Provavelmente foi algum estouro de memória no firefox, não precisava ter reiniciado, provavelmente o comando killall firefox teria resolvido. Eu acho que pode ser uma boa ideia limpar o browser e deletar os databases, etc.
meu firefox também está assim, agora pouco deu outro pico, mas consegui fechar tudo
porem o indicador de memoria do gerenciador não sai dos 36% e no neofatch esta metade da memoria que é mostrada no gerenciador
Outra dica é usar o Monitor de Recursos do próprio Firefox para analisar o consumo de cada página e extensão. Basta digitar about:performance, ou pelo menu (“Menu” → “Mais” → “Gerenciador de tarefas”).