Memoria de Vídeo baixa no linux

Olá gostaria de saber pq minha memoria gráfica (onboard)ta mais fraca no linux???
no windows ta batendo 512MB e no linux 256MB,estou querendo saber pq eu jogo League of legends no windows com 100 a 90 fps no low,porem no deepin ta rondando a 40 a 50 fps,acredito que possa ser por isso…


@gabriel1997, Olá. Boa noite. Sua placa de vídeo não está mais fraca. O que pode ter ocorrido é que a sua BIOS reiniciou “Pode haver vários motivos para ela ter reiniciado como um desligamento incorreto” e a opção Share Memory Size(ou DVMT) voltou ao padrão de 256 MB. Dá uma olhada na sua BIOS e verifique os valores.

Obs: O que você está olhando não é o tamanho da Memória de vídeo Dedicada, essa opção te dá informações sobre o barramento PCI da placa mãe e não sobre a tua placa de vídeo. Preste atenção no exemplo da minha máquina:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Integrated Graphics Controller (rev 35) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Holco Enterprise Co, Ltd/Shuttle Computer Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Integrated Graphics Controller
Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 121
Memory at 80000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16M]
Memory at 90000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
I/O ports at f000 [size=64]
[virtual] Expansion ROM at 000c0000 [disabled] [size=128K]
Capabilities:
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Se você notar minha placa de video onboard está com o tamanho de 256M, mas minha memória de vídeo compartilhada está em 512MB na minha BIOS por que eu modifiquei.

OBS: Pelo que eu pude notar sua placa de vídeo é melhor do que a minha(ou mais atual) logo na opção que mencionei pode conter até mais do que 512MB para você compartilhar só toma cuidado por que você vai está dedicando parte da sua memoria RAM para que sua placa de vídeo tenha alguma folga durante o uso de algumas aplicações e se você tiver pouca memoria RAM pode gerar travamentos enquanto você usa o sistema.

OBS: Se você quer realmente saber os valores da sua placa de vídeo utilize o comando a baixo:

glxinfo | egrep -i ‘device|memory’

Olha a saida como é diferente:

Device: Mesa DRI Intel® HD Graphics 400 (Braswell) (0x22b1)
Video memory: 1536MB
Unified memory: yes

Obs: Para usar esse comando você precisa instalar o pacote mesa-utils, pelo menos para intel, verifique se as informações batem com o seu sistema e qualquer dúvida coloque aqui a sua dúvida.

4 curtidas

Olhei a minha BIOS só vai até 512 MB mesmo,talvez essa diferença de fps deva ser pela emulação do lutris ja que o league of legends não tem nativamente ou pode ser minha distro que no caso é o deepin,e o comando que mando não funciono

@gabriel1997, Em distro baseadas no debian, ubuntu e mint para obter informações da sua placa de vídeo instale os seguintes pacotes:

$ sudo apt install glxinfo mesa-utils

ou então pelo Synaptic procure pelo pacote glpxinfo e instale depois o pacote mesa-utils.

e logo após:

$ glxinfo | egrep -i ‘device|memory’

Sobre a diferença de FPS, realmente pode ser por causa da interface do Deepin se você trocar para uma interface mais leve como o XFCE você pode ganhar alguns FPS a mais durante a sua jogatina.

OBS: São dois pacotes que precisam ser instalados o glpxinfo e o mesa-utils para poder usar o comando.

4 curtidas