Melhores Drivers AMDGPU para Linux!?

Quais são os melhores drivers AMDGPU para OpenGL, OpenCL e Vulkan neste momento para Linux? :slight_smile:

1 curtida

Até onde sei já tem uma versão no kernel, o proprietário ainda é mantido, mas precisa ser instalado separadamente por conta da licença.

quando tinha placa radeon, usava o drive legacy, acho que cheguei a usar opensource, mas já tem alguns anos.

Que eu saiba, não tem “o melhor”, é basicamente o opensource ou o proprietário que roda acima dele. “pelo que vi aqui na documentação”

mas tem que ter conjunto, versão do mesa, vulkan etc…

1 curtida

O AMDGPU é o driver open source da AMD, que já funciona com OpenGL e Vulkan. Dentro do AMDGPU, existe o RADV, mantido pela comunidade, e o AMDVLK, mantido pela própria AMD. Dentre os dois, geralmente o RADV tem melhor desempenho.

E o AMDGPU PRO é o driver proprietário da AMD, com o diferencial de ter suporte a OpenCL.

1 curtida

Segue um breve resumo sobre as opções proprietárias e open source.

OpenGL
Proprietário: AMD PRO OpenGL Driver (OGLP)
Open Source: Mesa OpenGL Driver

OpenCL
Proprietário: ROCr (Radeon Open Compute Runtime)
Open Source: Mesa OpenCL ICD (Installable Client Driver)

Vulkan
Proprietário: AMDVLK
Open Source: RADV

1 curtida

Depende do modelo da placa. Algumas antigas usam o driver radeon, enquanto as mais novas podem usar tanto o amdgpu (incluído no kernel) quanto o amdgpu-pro (distribuído pela amd como software proprietário).

Tanto o openCL quanto o Vulkan possuem implementações distintas. Também vai depender da placa pra saber quais as particularidades de cada um e se elas estão disponíveis para o modelo em específico.

No geral e pro usuário comum, é usar o driver já incluído no kernel. Para a aceleração 3d, o mesa deve funcionar tranquilamente e já deve rodar vulkan. Se for necessário openCL, a princípio é usar o ROCM que também é software livre, desde que suporte sua placa. Caso negativo, vale procurar instruções específicas.

1 curtida

radeonsi, rocm-opencl e radv

1 curtida

Pode usar o nativo do kernel mesmo pois serão os melhores para uso no geral e games.

1 curtida

O OpenGL já esta sendo abandonado, só jogos antigos é que vão usa-lo.

É isso mesmo, o proprietário é um complemento do que está no Linux, Mesa3D e Xorg.

O Vulkan é implementado pelo Mesa, isso mesmo.

Não sei os outros sistemas, mas no Ubuntu a Canonical separo o Mesa3D e coloco o suporte ao Vulkan em pacote separado, precisa instalar a parte, mas é o mesmo projeto(Mesa3D) só que em pacote separado.

Existe a parte teórica de que quanto menos linhas de código mais fácil a manutenção e por tanto mais seguro contra bugs.

Não aguamole. Para de espalhar informação errada pois isso prejudica os demais usuários. No Ubuntu não precisa fazer nada para habilitar vulkan no driver nativo da amd.

1 curtida

E rapaz, parece que eles mudaram os pacotes e eu nem vi.

AMD é praticamente tudo nativo pow. Basicamente não precisa configurar nada a não ser que se vá trabalhar com o driver proprietários. Mas de qualquer forma o nativo é muito bom e superior na maioria dos casos.

1 curtida