Melhorar desempenho da CPU

Prezados, boa tarde

Entrei nesse mundo do linux tem um tempo e pesquisando vi sobre o zram, zswap e zcache, achei interessante e até uso o zswap, mas ocorre o seguinte: atualmente uso um thinkpad com 8gb de ram e um processador i5 de apenas 1.80ghz, ocorre que as vezes jogando por exemplo a cpu chega a 100% enquanto a memória não usa nem 40%, existe algo que seja possível fazer para melhorar o desempenho da cpu? tipo algum programa/pacote como os que citei acima.

Como mostrado no print, a cpu no máximo e a memória quase nada

3 curtidas

Experimentou um kernel customizado para sua CPU? O Xanmod é uma opção, o Zen outra

4 curtidas

Não, particularmente eu entendo bem pouco sobre isso ainda, vou dar uma olhada nessas opções, obrigado!!

3 curtidas

No caso do Xanmod, ele precisa ser compilado para sua arquitetura de CPU e daí ser instalado. E isso depende um tanto da base da distro que vc usa, ok?
Olha no site deles que tem detalhes

3 curtidas

Quem governa o desempenho em jogos é a placa de vídeo. Processador e memória RAM são meros coadjuvantes que devem conseguir acompanhá-la. Você nunca vai querer seu processador ou memória alcançando 100% de uso em um jogo, tendo em vista que o mesmo rodaria travando. O jogo vai usar o que for necessário da memória RAM e nada mais.

Conhecer apenas a frequência do processador nada diz sobre o desempenho do mesmo. Nem se conhecesse todas as especificações, na verdade. Você precisa informar o modelo exato. E, no gráfico ali, estão ocorrendo spikes de alguns núcleos para 100% de uso, mas sem manter essa condição de forma consistente. Então o que está te limitando aí é o chip gráfico, provavelmente integrado.

10 curtidas

Olá.

Acredito que queira melhorar o desempenho pois esse processador não está dando conta, correto?

Se for esse caso, lamento informar, mas você não conseguirá nada que aumente bastante o desempenho. Você está no limite físico, não tem como passar disso.

Mas vejo aí que ele não está sendo 100% usado como disse. Existem apenas duas threads “núcleos” que estão sendo usados completamente. Ainda aprece haver uma folga.

Outra coisa também que não deve se confundir é com o uso de 100% e com a incapacidade do processador de executar uma determinada tarefa. Está havendo travamentos no jogo?

Quanto ao processador e memória, não tem correlação. Você pode usar programas que requisitem baixíssima memória e usem totalmente o processador e vice-versa.

1 curtida