Por questões de trabalho eu preciso fazer uso de algumas ferramentas do pacote office como por exemplo Power BI, Excel para fazer conexões a APIs, será que vcs podem me ajudar me indicando ou dando dicas de VM ou ate outras soluções.
Olá!
Seja bem-vindo!
Qual sua configuração e OS? Acho q isso é essencial pra dar uma dica mais certeira.
Sobre VMs: você pode usar algo como QEMU+KVM (se estiver no Linux mesmo), ou VirtualBox.
VirtualBox é mais fácil de configurar (tudo na UI do programa mesmo).
Eu uso hoje VirtualBox, porque dá pra “exportar” pra outras máquinas de forma fácil (exemplo, se eu quiser rodar uma VM nu host com Windows ou Mac é mais de boa), além de que é fácil e eu to acomodado (risos).
Pra vc ter um exemplo: tenho uma VM com Windows 10 Pro com 4GB de RAM, 4 cores só, 64GB (num SSD) e consigo rodar de boa PowerBI e algums outras coisas. Uso para testar alguns programinhas pequenos no Windows que desenvolvo e ver streaming no PC (especialmente Amazon Prime que no Linux não roda em full HD).
Mas, tudo depende da sua configuração… Como seu uso é leve, não deve ter muita dor de cabeça se seu PC aguentar