Melhor opção para acesso remoto

Olá pessoal,

Vou ter que passar uns meses fora. Tenho um desktop e um notebook, eu queria ficar apto a editar arquivos no desktop e executar scripts em python no mesmo. Qual seria a melhor forma de acessar remotamente meu desktop?

Primeiro problema é como conectar os dois computadores, já testei o ZeroTier para criar uma rede virtual entre os dois, mas gostaria de saber se existe uma opção melhor?

Quando ao desktop remoto, já testei várias ferramentas, como o VNC no Remmina, No Machine, TeamViewer e etc, mas achei todos lentos, mesmo na rede local, existiria alguma outra opção?

Para editar arquivos, pensei em montar o desktop no Nautilus através do sftp, e acessar o terminal do desktop por ssh, existe alguma forma prática de gerir isso?

Para criar redes virtuais, tem o OpenVPN, mas tenho preferido, até pela facilidade, usar o Haguichi sobre o hamachi.

Já para o acesso remoto, as opções free são realmente poucas. As que uso são Teamviewer, AnyDesk e VNC (VNC sobre o tunelamento VPN do Hamachi/Haguchi)

2 curtidas

Mas o OpenVPN tenho que hospedar meu próprio servidor?

Há servidores free que você pode usar, mas eles limitam a banda.

Tem alguém pra reiniciar o computador ou liga-lo no caso de falta de energia ou traavamentos?

Sim, tem meus pais…

Seu provedor dá IP válido no roteador? ou apenas endereço de rede local?

Dá IP válido, mas não queria ter que abrir as portas ou ficar criando regras no roteador.

Então já mandou a resposta… Eu iria falar para justamente redirecionar uma porta para o ssh e outra pro vnc que acabava o problema de forma fácil e rápida.

Haguichi/Hamachi resolvem isso rapidinho, e pode, inclusive, seu usada por celular android. Uma VPN com criptografia AES ou 3DES (dependendo da compatibilidade). O AES utiliza chaves de 128 ou 256 bits, e o 3DES chaves de 168 bits. Vale a pena testar. Não custa nada e na versão free permite 5 máquinas por rede virtual.

Já usei o Hamachi nas antigas pra jogar Diablo 2. Mas hoje tenho receio da segurança e privacidade do mesmo por ser de código fechado. Esse receio seria infundado? O Hamachi já foi auditado ou algo assim?

O tunelamento é criptografado de ponta a ponta… Se não confia, não use. Mas teamviewer também é fechado… Eu uso hamachi já a mutos anos, numa conta pró, associada ao logmein central, e não tenho queixas.
Qualquer duvida, leia o .pdf abaixo.

https://documentation.logmein.com/documentation/BP/pdf/common/LogMeIn_SecurityWhitepaper.pdf

Uma sugestão free e que funciona perfeitamente: AnyDesk.

Link: O aplicativo de desktop remoto rápido – AnyDesk

Você consegue baixa latência no AnyDesk? Lembro que quando testei tinha um delay considerável, mesmo com os dois PCs na mesma rede.

Vlw, vou ler o documento.

1 curtida

Sim, complementando aí os arquivos pro celular tá no próprio site lá vc configura as rede q entra e tals

1 curtida