Melhor maneira de fazer uma atualização, do LinuxMint?

Atualmente estou com o linux mint 19.3 mate, gosto muito da minha distro, quando saiu a versão 20.0 do linux mint não atualizei pois o uso de memoria ram e de processador estavam 80% mais altas, na 20.1 resolveu basicamente todos os erros, ett quero atualizar diretamente para a 20.1, queria fazer uma atualização mais linpa e leve possivel, queria atualizar utilizando a propria iso do linux mint isso seria uma boa ideia?, Minhas prioriades: Manter programas e seus dados e manter meus dados pessoais (minha pasta home), eu sei que o linux mint oferece uma ferramenta de atualização, mais não sei se essa seria a melhor ideia, já que meu linux 19.3 não é lá mais essas coisas, (bug de placa de rede, bug da interface, bug do xorg, bug de sessão, bug em apps com tela cheia, bug de monitor etc…), queria remover basicamente quase tudo que modifiqei no sitema, qual seria o melhor e mais seguro jeito para isso?, (Atualmente não tenho unidades, externas para salvar arquivos, [Na vdd tenho um HD, mais não tenho onde conecta-lo, já que ele é de desktop] só tenho meu notebook com 500GB de hd, 59% utilizado)

Ixi, amigo, eu diria que seu computador está a beira de um desastre. Um computador sem um backup não tem confiabilidade. Se você realmente se importa com os seus dados, preocupe-se primeiro em construir um backup, seja no seu hd antigo comprando um adaptador, seja trocando o hd de 3,5 por um de 2,5, ou ainda salvando os dados na nuvem.

Uma vez que vc tenha resolvido o problema dos seus dados pessoais, ficará mais tranquilo para executar a operação de atualização do seu sistema operacional. Eu acho que a ferramenta de atualização do Mint é boa, mas é imperativo que vc desinstale qualquer programa de repositórios de terceiros. Pular esse passo quase certamente levará à quebra do sistema.

Mas se vc optar por uma nova instalação, não será possível manter as configurações de sistema. Reinstalar o sistema sem formatar a partição vai dar uma confusão gigantesca, sem falar que os arquivos de configuração serão sobrescritos da mesma maneira. Esses são os arquivos de configuração dos programas instalados, que ficam na pasta /etc. Só vai gerar um monte de arquivo órfãos de pacotes que não foram instalados.

Porém se vc fala da configuração de programas ligados ao seu usuário, todas essas configurações ficam na sua pasta pessoal (/home). Isso quer dizer que as preferncias pessoais dos aplicativos podem ser recuperadas se vc recuperar os dados na sua pasta de usuário.

Se for isso que vc quer, faça backup da sua pasta pessoal, depois recupere o backup na nova instalação (especial atenção para as permissões de arquivos!!!). O ideal mesmo era vc ter duas partições, uma para a raiz e outra para /home. Desse modo poderia reinstalar o sistema na partição raiz e depois configurar a partição /home para a nova instalação.

4 curtidas

@Deleterium Não me emporto muito em perder dados de programas especificos, o unico que eu n queria peder dados, como de login e etc, é do google chrome, mais acho que ele tem uma opção de exportar, vou tentar o mais brevemente fazer um backup do meu hd para não perder os dados (já sofri isso uma vez, já que meu antigo hd, quebrou com dados de + de 10 anos), vou tentar fazer um linpo nele (apagar coisas e programas disnecessarios), vou usar a aplicação de backup para a pasta home, (estou pesando inclusive em gerar um arquivo .img ou .iso da pasta /home/, só para ter meus dados, salvos), e estou pensando fortemente em formatar o hd, com o 20.1, ou usar o atualizador, (tenho que ver qual é mais rapido e que não irá quebrar o meu pc [ou meu hd kkk] ), Mais vou deixar o tropico aberto quem tiver mais alguma ideia, que se sinta avontade para publicar.

Se tua /home estiver em uma partição diferente da /, é tranquilo, na instalação basta formatar a partição do sistema e deixar a /home intacta :v:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.