Melhor interface/distribuição para imitar o Windows

Não, eu não estou a falar de ter os mesmos formatos de modificar as pastas ou de ter até os widgets no menu de iniciar, mas sim de imitar o fluent design
Ó novo conceito da Microsoft para desenhar os seu aplicativos e o seu soso
A base do fluent design é, transparencia e blur (em todo o sistema, não vale ser só na barra de baixo ou no topo da janelas)

Perguntei no discord e muitas pessoas falaram em relação á interface, o kde, o cinnamon principalmente (digam-me se houver mais)
Enquanto ao So estou em dúvida entre o manjaro, kubuntu, deepin (se houver uma melhor digam-me)
Qual é o melhor em termos de interface/distro?

Lembrando que eu não quero imitar propriamente o Windows mas sim, a sua nova interface (transparência/blur

2 curtidas

Lembrando: KDE não é a interface KDE é o projeto, interface é o Plasma!

Sim Plasma é uma ótima DE para chegar perto do windows ainda mais que você queira blur eu recomendo Arch, ou base que no seu caso é o manjaro!

Mais o manjaro está se afastando mais do Arch.

1 curtida

Plasma. Poder de customização incrivel.

1 curtida

Obrigado pela atualização

1 curtida

Realmente o Plasma/KDE é o que possuí esses recursos de interface mais próximos do Windows, principalmente o Blur. Inclusive é bem fácil encontrar diversos exemplos e tutoriais dessa customização no Youtube/Google. No fim do post tem um exemplo.

O Cinnamon se comporta originalmente muito próximo de um windows tradicional, mas sem nenhum efeito. Tem como adicionar algumas transparências, mas de uma forma bem mais “tímida”. No vídeo abaixo tem uma comparação feita pelo Dio sobre isso.

Já a distribuição pode ser qualquer uma, desde que venha com o KDE, se for essa a sua opção. Os mais tradicionais nesse caso são o Kubuntu, Manjaro e KDE Neon. O que vai mudar entre eles é a “filosofia” do projeto e algumas facilidades/dificuldades para se fazer certas coisas. Nesse ponto não tem como argumentar muito porque no fim é uma questão de opinião pessoal.

1 curtida

Vou ter que ver vídeos do dionatan sobre o 4 sistemas
Porque ainda estou em dúvida

Deepin suporte da China
Principal distro chinesa(não sei se o Ubuntu kyrin tem como base o plasma

Kubuntu, derivado do Ubuntu, muita facilidade de baixar pacotes
Manjaro, arch eu nunca testei

O kde neon não vou usar porque tem como base o Ubuntu com algumas costumizacoes e funcionalidades mais recentes

1 curtida

É… antes de escolher a interface é mais interessante pensar na distribuição em si, pois as principais permitem instalar outras interfaces sem muito problema (especialmente o Ubuntu e o Manjaro). Inclusive o Ubuntu agora tem o “sabor” DDE (Deepin Desktop Environment).

Nunca é demais lembrar da velha e boa recomendação de se testar numa máquina virtual nesses casos.

1 curtida

Vou descartar os outras distros e vou ficar com 3 distros por escolher
Manjaro plasma kde
Deepin
Kubuntu

Qual dos 3 (variedade de aplicações /repositórios) tem mais aplicativos?

Sinceramente, eu descartaria o Deepin (distro) já na largada, justamente pelo suporte e repositórios. Se fosse pra usar a interface Deepin eu usaria o UbuntuDDE, ou tentaria instalá-la em outra distro como o Manjaro.

Já a briga entre Ubuntu e Manjaro é bem acirrada. Como eu falei, no fim se resume à opinião de cada um. Eu recomendo você procurar pelos tópicos de discussões sobre distros que tem aqui no fórum para mais detalhes sobre cada uma, e ver os vídeos análises do Diolinux sobre cada uma.

Porque, por exemplo, ter Flatpaks e Snaps como opções em todas as distros torna a discussão bem complicada. Por outro lado, se você for por um caminho de grandes customizações, os aplicativos empacotados nesses esquemas não são nada compatíveis com temas mais “exóticos”, e vão acabar usando o tema padrão do sistema, o que pode se tornar um problema. Mas ainda assim, a equação é reequilibra por conta dos PPAs no Ubuntu e dos AURs no Manjaro.

E aí, no fim, como eu falei, uma questão de gosto. O Manjaro é uma distro bem mais flexível, mas o Ubuntu mais robusta, cada um com seus gerenciadores de pacotes, … e por ai vai.

1 curtida

Fiz esse tutorial de como deixar o Plasma com a cara do W10: