Olá, estou procurando uma distro eficiente que seja parecida com o macOS para o meu velho iMac.
Meu uso típico é algumas planilhas, Zoom, filmes e músicas, e um navegador (Brave). 0 gaming.
Eu não sou iniciante no mundo linux, antes de migrar para o macOS eu usava Ubuntu até o final de 2011, a ultima versão do windows que usei foi o Vista por pouco tempo.
Já cheguei a testar o PC-BSD, Fedora, Mint, Mageia, OpenGEU, Elive e Puppy linux mas sempre acabei voltando para o Ubuntu. Também testei a maioria das DEs Xfce, Gnome (2.x), KDE, LXDE e window managers Enlightenment, IceWM, Openbox, Fluxbox. Enfim, não sou novato porém estou muito, muito desatualizado quanto as distros atuais.
Meu iMac tem SSD e 18GB de RAM.
No momento ainda está rodando High Sierra, mas devido a perda de suporte pela maioria dos apps estou planejando fazer um update para uma versão mais recente do macOS usando o OPCL e fazer dual boot com o linux, no momento estou pensando no Ubuntu, Fedora ou OpenSuse.
Tenho 2 apps que preciso que não estão disponíveis para linux, miniDSP e OpenSoundMeter.
De qualquer forma, por ele ser um equipamento mais antigo um Debian 12 com os drivers non-free devem reconhecer tudo dele. Daí quanto à DE acredito que deve rodar com a Gnome, mas se quer bem leve melhor XFCE.
Se for para Ubuntu, vá de 22.04 LTS.
Distro muito boa, Fedora 38 WorkStation, que tem loja de apps com suporte a flatpaks, 1 clique instala os apps e boa.
Ahhh e como esta saindo de osx, talvez o Elementary OS tenha um look and feel bem mais próximo.
Sua placa de video é uma radeon, portanto não terá que se preocupar em instalar o driver de video. O que eu recomendo para você é definir qual interface gráfica você irá usar: Gnome, KDE, XFCE e muitos outras possibilidades.
Após escolher a sua interface gráfica, escolher qual distribuição tem disponível esta interface em seus flavors.