Melhor distro para MSI

#1

Tenho um portátil que ainda uso para um pouco de gaming e programas específicos que uso na universidade com o Windows 10 pro, mas em breve vou poder libertar esse espaço e mudar para o linux, mas não sei ainda que distro vou usar e qual será a mais indicada.

Modelo: GL62M 7REX
Processador: intel i7-7700HQ
Graphics: intel integrated + nvidia 1050ti
RAM: 8GB ddr4 2400
SSD: 256gb
HDD: 1tb (5400rpm)
link: Specification for GL62M 7REX | Laptops - The best gaming laptop provider | MSI Global

Uso Linux Mint 19.1 Cinnamon no meu portátil pessoal, mas queria experimentar uma distribuição com o DE KDE, visto que é um hardware bastante melhor e mais recente, e que hipoteticamente terei menos problemas com este hardware.

2 Likes

#2

Não é KDE, mas dá uma conferida no RaDiX

https://radix.ws

0 Likes

#3
1 Like

#4

Cara é o seguinte é um hardware muito recente então pra ter o suporte adequado vc precisa de uma distro roling release ou seja que se mantem sempre atualizada

Do lado das derivadas do Debian (mesma base do Mint) temos o Deepin que alem de tudo é muito lindo

Do lado dos RPM Based temos o Open Suse Tumbleweed que é muito muito estavel ja que ele usa quase as mesmas fontes do Suse Enterprise

e por fim se você não ligar de mecher em um arquivo ou 2 de config e gostar de aprender Linux temos o Arch ou a versão “facil” dele que é o Manjaro =D

2 Likes

#5

tenho grande vontade de aprender a usar Manjaro, mas não sei como instalar/remover pacotes de forma correta sem partir o sistema. xD

0 Likes

#6

Pelo visto é um notebook híbrido, e para esse tipo de hardware, recomendo fortemente Ubuntu (aí vc escolhe os sabores) ou Mint. As outras distribuições não se dão bem. Tem vídeo no meu canal explicando como instalar e habilitar o PRIME (Bumblebee e Optimus vão lhe capar recursos, como o suporte ao dxvk). Do mais é um ótimo notebook :blush::v:

0 Likes

#7

Para você saber a melhor distro para a sua máquina, nada melhor do que o bom e velho live, você consegue testar as compatibilidades do seu hardware, visual, etc.
Esse método já me salvou várias vezes de instalar um distro que não era aquilo que eu esperava e ter que acabar formatando de novo a máquina.
E além do mais, se não gostar e se desconectar a mídia com o live, e fica tudo tranquilo!

0 Likes

#8

Usar uma distro rolling release não é via de regra pra ter suporte à hardware mais moderno.

2 Likes

#9

E aí,

Talvez seja interessante citar:

Tenho uma GTX 1070 TI e tentei usar Linux Mint 19.1 e Ubuntu 18.10 e ambos ficavam “lagando” a interface gráfica. O ponteiro do mouse travando. Tanto com driver open-source e proprietário.

Estou usando o Debian Testing (Buster) com Cinnamon rodando lisinho e sem dor de cabeça. O testing do Debian é muitas vezes mais estável que o LTS de outras distros.

Vale uma tentada se quiser…

Abração!

1 Like

#10

Com essa configuração você rodará bem com qualquer distro! Mas te recomendo distro base Ububtu, são as com maior suporte e documentação disponível. E concordo com o confrade @rauldipeas

E além disso, a Canonical anunciou que o Ubunto 18.04 terá suporte por 10 anos! Provavelmente mais tempo do que você ficará com esse seu computador… mas, como também foi comentado, faça testes com as versões live das distros que mais de interessar e veja qual melhor de atende/agrada.

3 Likes

#11

Mano, vc pode testar o Kubuntu, que é o Ubuntu com KDE, e como o Linux Mint é “filho” do Ubuntu, vc n sentirá muita diferença. :slightly_smiling_face:

1 Like

#12

Ubuntu com 10 anos de suporte? onde? essa é nova !

0 Likes

#13

É verdade o CEO da canonical anunciou, 10 anos de suporte as LTS.

0 Likes

#14

Nem tão nova. Essa notícia já tem uns três meses…

1 Like

#15

Bom, eu tive um notebook da MSI por alguns anos, era muito bom e sempre funcionou bem com Ubuntu. O que eu sempre penso é que encontrava solução para os problemas através da comunidade Ubuntu. Sempre encontrei algum tipo de suporte e isso conta muito para mim, então continuo com Ubuntu ou suas variantes (Lubuntu p.ex. ressucitou um netbook que estava parado com XP).

2 Likes

#16

Tentei instalar o Ubuntu, e a minha cpu threats está locked. Como dou a volta nisso??

0 Likes