Melhor distro Linux

Olá galera, sou novo no universo linux, estou pretendendo comprar um notebook com um processador i3 ou i5 da 4°geração em diante. Gostaria de saber qual das duas séria uma boa opção pra mim. POP _OS ou Regata OS? Não gostei muito do Mint, sei que Ubuntu é muito pesado. Vou usar o notebook pra tarefas do dia a dia e jogar alguns jogos leves. Poderiam me ajudar?

Bem vindo ao mundo GNU / Linux, Mateus!

O fato de você limitar sua dúvida entre Pop_OS e Regata OS ─ e não ter gostado do Mint ─ já indica um rumo.

Mas fica meio vago.

Ainda é muito vago. As possibilidades são amplas demais.

Depende de quanta Memória RAM você vai dispor. ─ Pop_OS também usa Gnome, que é a DE mais “pesada”, ─ mas dependendo de quanta RAM você tiver, o “peso” é facilmente suportável.

Para “tarefas” do dia-a-dia ─ navegar na internet, assistir uns vídeos, tretar no Twitter, receber Zaps no computador, controlar o orçamento pessoal na planilha, escrever uma tese de pós-doutorado ─ qualquer distro Linux serve, mesmo num velho Core2 Duo de 4 GB.

Jogos leves, imagino que não seja Paciência. Seria o que, então?

Com pelo menos 4GB de memória RAM qualquer distro GNU/Linux vai funcionar muito bem. Se você gosta do Ubuntu ou do Pop!OS, vai fundo. São as melhores escolhas para iniciantes, junto com o Mint.

Sobre qual seria a melhor distro pro seu caso, recomendo esse vídeo:

Analisa as soluções que cada um possui, eu iria de Regata OS é o mais próximo de uma solução

O Kubuntu também é uma boa opção pra iniciantes.

A melhor forma de você decidir é você mesmo testar as distros; não faz sentido você dar sua decisão pessoal para os outros. O ideal é você baixar as duas iso’s e testar as duas distros p assim ter sua escolha. Não existe “uma melhor distro linux”, existe o que você se encaixa melhor.

2 curtidas

Puts, eu recomendaria justamente o Mint, não gostou dele pq? Foi a interface? É so tentar outra.
Se tu ta achado o Ubuntu (gnome) pesado, é so tirar alguns processos de inicialização e fazer algumas configurações, que ele fica massa. Alem disso tu pode pegar algum Ubuntu com DE diferente, por exemplo o Xubuntu (ubuntu com xfce) que naturalmente vai ser mais leve.