Melhor desempenho no MINT

Tenho um linxu mint (cinnamon) instalado no meu laptop, ele já é considerado meio antigo e uso exaustivamente desde que comprei (aprox 5 anos). Eu percebos gargalos com RAM e vários travamentos principalmente quando abro várias abas no navegador (firefox).

Existe alguma maneira de resolver isso, ou só comprando mais ram?

a imagem abaixo é como ele fica só com firefox aberto com 5 abasUntitled

Configs do pc
Intel© Core™ i5-3317U CPU @ 1.70GHz
RAM: 3.3 GB
250GB de SSD (aqui não tenho nenhum problema)

Não é a SWAP que dá uma força nesse aspecto? Priorizando o que fica na RAM física e dando um fôlego pra ela?

Realmente você tem pouca RAM e a solução é:

• comprar mais RAM
  • usar menos RAM

Não tem muita mágica não. Observe no monitor do sistema, em um momento como este, quais são os aplicativos e processos que mais estão usando RAM no seu computador e você vai entender quais são os “vilões” da história.

Navegadores realmente podem ocupar muitos MB de RAM, talvez usar menos abas ao mesmo tempo, alivie essa questão em parte, e de forma geral, a menos que ocorram travamentos, o melhor que você faz é deixar o sistema usar toda a RAM possível.

Algumas mudanças, não necessariamente grátis, podem ajudar nesse caso:

• Colocar um SSD

Assim você pode rodar a SWAP de uma forma bem mais rápida e o sistema todo vai fluir melhor, ou, usar algum tipo de recurso, como a ZRAM:

Outra possibilidade é você observar, destes apps que mais consomem, quais você consegue substituir por uma alternativa mais leve. Reduzir a quantidade de apps que rodam ao mesmo tempo também pode ajudar.

Abraços e boa sorte! :slight_smile:

2 curtidas

Obrigado pela ajuda @Dio, vou testar o zram =D

1 curtida