Eu recentemente comprei um monitor novo 4k e utilizo ele junto com uma TV Full HD. O problema é que o Gnome gerencia muito mal múltiplos displays com resoluções e escalas diferentes, além da versão do Gnome que eu estou utilizando (46) dar só um suporte meia bomba pra escala de resolução não inteira. Ou deixo 200% ou ligo o suporte pra escala quebrada (queria 175%) e fica tudo meio embaçado ou pequeno demais em alguns programas. Estava no Ubuntu 22.04, atualizei pro 24.04 por conta desse problema mas não melhorou muito. Tem alguma DE que gerencia múltiplos monitores tão bem quanto Windows? KDE ou até mesmo o Gnome nas suas últimas versões seria mais eficiente nesse sentido?
Nunca tive monitor com DPI alto então tenho pouca experiência no assunto, sempre usava dois monitores com resoluções iguais que eliminava esse tipo de problema.
Agradeço desde já a atenção e se tiver algum jeito de solucionar esse BO no Gnome 46 sem eu ter que migrar minha instalação seria melhor ainda hehe
Meu nobre, boa noite, a melhor coisa que eu fiz foi sair d GNOME e ir para o KDE eu uso dois monitores FHD um HDMI e um DP, nunca tive problema nenhum com dois monitores, consigo fazer todos os ajustes que eu preciso. Não se vc terá problemas no KDE, mas o Dio já falou que o linux não se da muito bom com monitores de resolução alta, no caso dele era um monitor ultra wide, ele usa o Pop! que usa GNOME.
Opa, valeu pelas dicas, vou tentar o KDE aqui assim que der. Acabei aceitando a condição e to usando o Ubuntu 24.04 com escala 200% por enquanto, ficou com tamanho de FHD mas com a nitidez melhor. Quando tiver tempo vou tentar migrar minha instalação pra alguma distro com KDE nativo.
Bom, depois de quase um mês arranjei um tempo e resolvi voltar pro meu porto seguro que é o Debian kkkk. Coloquei o Debian 12 com KDE e tudo ficou ótimo, sem mais dores de cabeça. Agora é tentar me adaptar com o KDE depois de eras usando Gnome.