Me mande antivirus pra linux

me mande antivirus pra linux

Bom dia, Elias!

O uso de antivírus no Linux é praticamente opcional, então muitos usuário escolhem não utilizá-lo. Você está enfrentando algum problema específico ou apenas deseja uma segurança extra pro sistema?

No mais, indico essas duas publica√ß√Ķes: uma do Diolinux, de 2015, e uma mais recente do SempreUPdate, de 2018.

1 Curtida

Anti vírus para Linux serve basicamente para scannear e proteger pendrives vindo de máquinas windows para o próprio windows.
Aqui, por caridade com os usu√°rios de windows, uso o ClamAV com a interface ClanTk. No Ubuntu e no Mint vc encontrar√° as aplica√ß√Ķes na loja da distro. No Fedora voc√™ pode instalar pelo dnfdragora ou, se preferir, usando os comandos:
sudo dnf install clamav
sudo dnf install clamtk

ao dispor

3 Curtidas

bem nao sei qual e o teu problema para querer um antivirus no linux, a algumas opçoes as que normalmente eu utilizava sao:

comodo antivirus
ou
clamav + clamtk(como interface) (visto que o clamav pode ser utilizado apenas pelo o terminal)
e o Gufw(firewall)

visto que o comodo ou clamav sao otimas opçoes qualquer combo que escolher estará bem protegido :smiley:

2 Curtidas

a √ļnica coisa que eu acho interessante de instalar no Linux √© o Gufw, mas como o @tnsampa comentou caso o pc tenha contato com m√°quinas Windows acho vi√°vel usar o Clamav, para evitar propaga√ß√£o de malware nas m√°quinas

2 Curtidas

Anti-vírus no Linux não são necessários, basta manter o sistema atualizado e utilizar um firewall.

3 Curtidas

As op√ß√Ķes s√£o bem limitadas - principalmente as gratuitas (estas‚Ķ sem interface nativamente: ClamAV, Sophos).

Tem as op√ß√Ķes pagas‚Ķ BitDefender e ESET.

O Comodo é outra opção gratuita… Mas parece ter um problema na instalação; falta de dependências.

1 Curtida

Não há a necessidade de antivírus. Por enquanto não.
Talvez essa característica mude caso a adoção do Linux seja maior no desktop.

1 Curtida

Como posso tornar meu computador mais seguro com Firewall? Por exemplo, quais configura√ß√Ķes devo ficar atento. E se puder, at√© citar alguns que posso utilizar.

2 Curtidas

√Č s√≥ uma quest√£o de habilitar o firewall e abrir portas somente se for necess√°rio, para navegar na internet n√£o √© necess√°rio abrir nenhuma porta, vai depender dos programas que voc√™ utiliza. Abrir portas √© algo que normalmente √© feito em servidores, para usu√°rios dom√©sticos os casos mais comuns s√£o clientes de torrent ou redes Samba/NFS.

No Debian e derivados normalmente se utiliza o UFW, a interface gráfica GUFW é bem simples de se utilizar. Normalmente se bloqueia todo o tráfego de entrada, tráfego de saída é liberado, essa é a política padrão do UFW.

Um firewall bem configurado, aliado ao AppArmor ou SELinux, tornam o Linux bastante seguro, por isso anti-vírus são dispensáveis. Ubuntu e openSUSE utilizam o AppArmor, a próxima versão do Debian também passará a utilizar o AppArmor, Fedora, CentOS e Android utilizam o SELinux, o SELinux é mais restritivo que o AppArmor, e no geral oferece um maior nível de proteção.

4 Curtidas

Tamb√©m tenho essa d√ļvida.

1 Curtida

Concordo mais ou menos, mesmo havendo tentativas de ataques em servidores dificilmente o Linux √© afetado por que se existe v√°rias distros Linux com vers√Ķes de bibliotecas e gerenciadores de pacotes diferentes isso complica uma vulnerabilidade de ser explorada, por exemplo se houver alguma vulnerabilidade no Ubuntu pode n√£o afetar o Debian e o encontr√°rio tamb√©m, tamb√©m tem a quest√£o do firewall do Linux ser poderoso (s√≥ n√£o sei √© melhor que o do BSD)

Meu medo é um ramsomware aparecer. Esse é o meu cagaço.
Tinha um projeto que defendia os usuários desse tipo de ameaça mas ele terminou.

1 Curtida

Existe uma técnica 100% eficaz contra ransomwares, o backup :wink:

1 Curtida

Isto se for poucos arquivos.
Eu não tenho mídia reserva.
J√° sofreu um ataque destes, @drakofrost?

Ter um backup é fundamental, cedo ou tarde todos SSDs e HDs falham.

Nunca peguei vírus, nem mesmo no Windows.

Meu backup principal está no Drive do Google, no entanto, não acho muito confiável. Há uma pitada de desconfiança, afinal, não sei como a empresa cuida dos arquivos dos seus usuários/clientes.

No Windows eu pegava vírus mesmo usando Avast, AVG e etc. Mas eu sempre fui de baixar muita coisa, várias vezes de modo pirata.

Se não quiser que o Google bisbilhote seus arquivos é só encriptar antes de enviar, pode utilizar o 7-Zip ou o BorgBackup.

3 Curtidas

@drakofrost
Nos arquivos compartilhados isso n√£o seria vi√°vel. Nos demais n√£o tem problema.

Valeu pela dica! :pray:

1 Curtida

Se você compactar com o 7-Zip é só passar a senha pra pessoa, faço isso com uma amiga.