Depois de alguns vídeos do @Diolinux. Cansei de procurar a distro perfeita. E vou fazer a minha msm com arch. Nunca testei o KDE, ele é ideal para tela touch?
O deepin do arch e o msm da distro?
Gnome e um alternativa pra mim.
Com o arch consigo mexer na rotação de tela. O meu vem bugado em todas as distro
na wiki do arch tem documentação sobre compatibilidade de varios modelos de laptops e perifericos, aliás, se vai pro arch é bom começar a usar a wiki, vai precisar muito…
Para tela touch, eu recomendo que você utilize o Gnome. A Interface dele é otimizada para touch.
O DDE do Deepin também é uma boa escolha e também é bem interessante porque nela tem uma opção para ajustar o tamanho do ícones facilitando assim o ajuste ideal para sua tela touch.
Usei muito o deepin problema que ele não trás programas muito atualizados. E o teclado virtual e bem chatinho de configurar. O gnome tem um teclado bom. Só q no Ubuntu ele meio q se perde com o touch e entende q é mouse. Busco um gnome q não me traga muitos programas tipo um Ubuntu minimal. Só q mais fluido. Que me permita mexer no sistema e arrumar a rotação.
Como ando experimentando muitas coisas vou criar um script pra instalação. Qro aprender a mexer com eles
Pode ser que eu esteja falando asneiras, mas pelo que me lembro o Deepin é baseado no Debian Unstable. O Debian tem a fama de ser um SO muito estável porque seus programas são testados e retestados cansativamente para entregar ao usuário um SO sem bugs. Porém isto faz com que os programas do Debian não sejam bleeding edge, porém são todos altamente compatíveis com o SO.
Pode ser pelo fato de que toda tela touch interpreta os toques como mouse. Quando o teclado é habilitado, automaticamente o “mouse” (dependo do tipo de escrita) tem que ser interpretado apenas como toque na região do teclado e não como deslize. Não sei como otimizar isso…
Não tenho equipamentos touch, por isso não saberia te indicar alguma distro que tenha funcionado bem…
Só uma atualização, o Deepin teve os repositórios migrados para o Stable na versão 15.9.2.
Link: https://www.deepin.org/en/2019/03/15/深度操作系统15-9-2测试版发布-迁移至debian-stable仓库/
Para touch, recomendo o Plasma Mobile ou Gnome, mas tem que ver qual distro oferece melhor reconhecimento para esse tipo de hardware.
DDE só é completa no próprio Deepin, as demais distros não possuem algumas particularidades, como em destaque a Deepin Store.
Estou usando a 2 meses em um note touch e está funcionando perfeitamente. Até o momento sem bugs e ainda ativei o efeito cubo para impressionar o pessoal
Pensando no hardware, optei pelo Manjaro, instalei o KDE somente para testar, estava certo que não deixaria por muito tempo, foi mais curiosidade mesmo, mas esta respondendo tão bem que está até hoje.
Verdade, não há Deepin como o Deepin