Me Ajude a iniciar no linux

não estou conseguindo instalar apps no linux ubuntu por exemplo:
meu discord parou o sistema disse que eu tinha que ir para uma verção compativel com o linux PS:baixei da primeira vez direto do site discor.
procurei um app como o crystal disk mark para eu ver a saude desse hd que estou usando para rodar o ubinto mais não achei nada.
PODERIAM ME AJUDAR ?

1 curtida

Vai na loja snap store na internet, segue o link:

E vai em pesquisa e digite discord e tecle enter.
Click no discord, vc já acesso o discord na loja, agora click em install, vai abrir uma caixinha escrito “Install using the command line” e na proxima linha vai iniciar com “$” dolar, selecione e copie tudo a partir do sudo incluindo o sudo, ficando “sudo snap install discord” sem a “$”, e ai tecle as combinações de teclas “Ctrl+Alt+T”, vai abrir uma janela, nesta janela cole o que vc copio na loja, e tecle enter, vai pedir a sua senha de administrador da maquina, digite a senha, não vai aparecer “*”, fica tudo em banco mesmo, e tecle enter, aguarde a instalação, assim que terminar abra o discord pelo menu iniciar.

Existe vários apps nesta loja, e a instalação é o mesmo passo a passo do discord.
Que tal instalar um jogo de xadrez também para detrair?

2 curtidas

vlw meu caro problema resolvido.
mais agora tenho 2 discord na maquina como faço para remover o que esta dando essa mensagem aqui

1 curtida

Primeiro voce desinstala o Snap e instala o Flatpak do Discord.
flatpak install flathub com.discordapp.Discord
Joga esse comando no Terminal e da Y quando perguntar para instalar.
Depois voce inicia com esse comando:
flatpak run com.discordapp.Discord
Pra remover o Snap digita
sudo snap remove discord.
depois instala o flatpak
mais tem que instalar o suporte a flatpak no ubuntu
sudo apt install flatpak -y
e depois o flathub para o repositorio.
sudo flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

3 curtidas

Para remover é
sudo apt purge discord
A dica do @pvgrogerio é um gosto pessoal que ele tem de usar flatpak, se vc vai usar o discord da loja flathub ou da snap store vai fazer nenhuma diferença na sua vida.
O que acontece é que ele quer que vc use a preferência pessoal dele.

Por outro lado usar a loja flathub não é ruim, uma vez que ela tem programas que não tem na loja snap e tem programas na loja snap que não tem na loja flatpak, o ideal é que vc usasse as 2 para ter acesso a uma quantidade maior de diversidade de programas.

Deseja instalar a loja do flatpak para ter as 2 lojas?
Segue este passo a passo:

sudo apt install flatpak`
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Depois disso reinicie a maquina.
A partir de agora vc pode instalar programas da loja flathub, o site da loja é este:

Para instalar programas a partir da loja flatpak acessando na loja o programa que deseja instalar, vc vai clicar na setinha para baixo do install, vai abrir uma pequena notificação no install assim como na loja do snap, agora copie a primeira linha destacada, as vezes tem 2 mas é uma linha só, ai vc aperta Ctrl+Alt+T e cole a linha copiado, tecle enter, pode pedir a senha para autorizar a instalação, após a senha vai começar a instalação do programa, assim que terminar vc pode abrir o programa, para isso é a segunda linha debaixo do “RUN”, só que se procurar vc vai encontrar no menu iniciar para não precisar fazer isso pela janela preta.

3 curtidas

Man, ele já está com i Discord funcionando ele só quer remover a versão desatualizada

3 curtidas

@cabulao Existe uma terceira loja de programas que vc pode usar, a loja do appimage, a pagina é está:

Ela tem uma caixa de pesquisa, mas a cor não está destacada, então vc vai ter que forçar a vista para encontrar a caixa de pesquisa, para facilitar a sua vida de encontra-la, ela fica numa faixa branca em baixo da barra de endereço do navegador na posição centralizada, com isso vc vai conseguir encontra-la com facilidade.
Pesquise o programa que deseja, click em “files”, agora escolha o appimage que deseja, click em uma setinha azul apontando para baixo, não é em install.
Pois bem, vai começar o download pelo navegador, acabou de baixar, vá até o diretório onde baixou o arquivo, click com o botão direito do mouse no arquivo, vai em propriedade, vá em permissão, de permissão de execução, click em “ok”, agora click 2 vezes no arquivo para executa-lo.

A critica da loja do appimage é que tem menos programas para baixar, ela é menos rica em software, mas é uma loja muito boa, mas a vantagem do formato appimage é que ele é frequentemente usado para empacotar software pelos desenvolvedores em suas paginas oficiais.

2 curtidas

So foi uma sugestao!!

2 curtidas

Eu sei, basta remover com o comando
snap remove.

2 curtidas

E porque ele faria isso se já está funcionando?

3 curtidas

Sei la. vai que ele quer ne?
Eu so dei a sujestao do Flatpak que e melhor!!

2 curtidas

Isso, ao invés de ajudar, só atrapalha, pois confunde a cabeça de quem está começando.

4 curtidas

So quis ajudar!!
So isso!!

2 curtidas