Me Ajuda Instalando Zorin no Acer F5-573

Boa tarde, fiz instalação do Zorin 16.2 e é meu primeiro contato com Linux na minha vida.
Faço a instalação seguindo o passo a passo do canal Diolinux.

Quando a instalação finaliza pede para remover o pendrive e apertar Enter

faço isso e o desktop não reconhece nenhum
Boot

Fotos da minha Bios:

Alguém pode me dar uma ajuda

Bem-vindo ao fórum!

Aparece alguma mensagem de erro quando durante a inicialização?

Procurando no google em inglês específico sobre o modelo do notebook e achei isso: Install Ubuntu for F5-573G-765C — Acer Community

Tradução:
Você tem que ir para o BIOS → Security → Select an UEFI file as trusted for executing → Clique até achar grub64 ou algo parecido. Você deve dar um nome para esta entrada de inicialização. Depois você deve salvar as configurações do BIOS e reiniciar e novamente para o BIOS. Agora você pode escolher o “dispositivo de inicialização!” ou apenas pressionar F12 durante a inicialização para escolher o sistema.

1 curtida

Já nesse vídeo Acer F5-573-521B - Instalação de Ssd M.2 Sata (Wd - 240 Gb) - YouTube o cara recomenda remover o HDD para instalar o sistema no M.2. Talvez essa também seja uma opção para garantir que o GRUB vai ser instalado no lugar correto.

1 curtida

Meu notebook não tem aquelas opções na bios, irei remover o HD e fazer o teste

Não já vai direto pro erro de não encontrar o boot

É aqui:

Porém o secure boot já está desabilitado na outra página. Estranho ter dois lugares para secure boot…

1 curtida

Quando vou reinstalar aparace o sistema dele, realmente é algo no boot

Só que essas mensagens que vc apontou não é possível alterar
Infelizmente não irei conseguir usar Linux :pleading_face:

Meu note do trabalho é um Acer, só consegui instalar o Linux mudando o sata mode para AHCI.

Ao mudar o Windows não irá iniciar caso vc use dual boot. Sendo necessário retornar ao sata mode original para entrar no Windows .

Essa opção não aparece por padrão na BIOS, no link abaixo mostra como fazer isso , no YouTube deve ter vídeos mostrando este processo também.

Já está no modo ahci mostra na bios mas o Linux não reconhece como boot

Se vc não vai usar windows, mude o modo de boot para “legacy” ou “csm”, ou seja, desabilite o modo UEFI.

Eu consigo imaginar algumas situações que podem levar a esse comportamento, mas pra resolver todas elas vai precisar ser usuário avançado. São casos onde o firmware do computador acaba ficando corrompido.