Material de Apoio WinApps - Linux KVM+RDP

Estou com esse problema! Fiz tudo como manda o tutorial e nada.

The RDP connection failed to connect or run. Please confirm FreeRDP can connect with

No Opensuse tem dois procedimentos a mais: 1) instalar o “bc” 2) systemctl enable libvirt-guests.service

1 curtida

Baixo essa versão do sistema e ativo área de trabalho remota… agora entendi, pensei q fosse uma versão específica do W10 com RDP.

Deu certo com você? Utilizas Gnome ou KDE?

O segundo faz sentido, mas porque é preciso instalar uma calculadora?

No caso do Fedora 31 tem que fazer estes pasos tambem ?

Olha não tem mais o arquivo de registro no kvm e sim em outra pasta

Pelo que parece esse esquema boota a máquina virtual junto com o boot da sua distro. O quão impactante é isso de bootar dois sistemas ao mesmo tempo? Demora muito mais?

eu criei um diretório dentro do ./local/bin
Com o comando:
mkdir ~/.local/bin

E funcionou perfeitamente!

O meu funcionou tambem, obrigado …

O que sobe junto é o serviço da VM, não a máquina virtual, acho.
Daí qua do é requisitado um programa de lá, é carregado apenas a instância que o programa usaria no Windows instalado, não a máquina virtual inteira. Senão não ia ter o porquê de se criar este esquema

1 curtida

git clone GitHub - Fmstrat/winapps: Run Windows apps such as Microsoft Office/Adobe in Linux (Ubuntu/Fedora) and GNOME/KDE as if they were a part of the native OS, including Nautilus integration.

@Dio, com base na sua explicação, alguns códigos descritos aqui na sua matéria e também outros links, fiz um Script simples pra facilitar a instalação. Espero que ajude o povo que não tá conseguindo.

Para usar, basta baixar e executar:

wget -c https://raw.githubusercontent.com/elppans/customshell/master/winapps_ubuntu.sh
chmod +x winapps_ubuntu.sh
./winapps_ubuntu.sh 

Depois é só abrir o Virt Manager e instalar o Windows 10 PRO na Máquina Virtual com o nome RDPWindows e após a instalação, habilitar a Área de trabalho remota (RDP). É bom reiniciar a máquina antes de usar o Virt Manager.

2 curtidas

Excelente! :slight_smile:

Obrigado pela contribuição!

Você tem usado a ferramenta para produção?

1 curtida

Olá @Dio.
Então, eu testei a instalação e aplicativos padrões na máquina virtual, porém, como meu computador é fraco, não dá pra eu testar os aplicativos que queria testar. Então por enquanto não estou usando para produção, mas como eu trabalho bastante com VPN e banco de dados quando surgir algo interessante vou testar.
Apesar da minha máquina ser fraca, consegui usar os aplicativos no Winapps normalmente e de certa forma até estável. Só que acho que o programa funcionaria melhor em Distros com ambiente KDE em vez de Gnome, pois o mesmo deixa o mouse um pouco estranho, tendo que usar com mais frequência os atalhos do teclado.

Além do Script tem que fazer configuração manual na máquina virtual. Adicionei o que tem que fazer no final do Script, mas vou colocar aqui também, pra caso alguem queira ler:

Instalar/Editar Máquina Virtual:

    1. Siga as instruções deste link desde o começo OU siga as instruções posteriores:
  1. Em “Editar > Preferências”, habilitar a opção “Enable XML editing”

  2. Selecione RDPWindows e vá em “Editar > Detalhes da Máquina Virtual”

  3. Em “Visão Geral”, aba XML, procure a linha:

 	<source file="./RDPWindows.qcow2"/>

E coloque o caminho completo e depois clique em “Aplicar”. Exemplo:

 	<source file="/home/USUARIO/.config/winapps/winapps/kvm/RDPWindows.qcow2"/>

Ps.: USUARIO = Nome da pasta do usuário usado no sistema.

  1. Em “CPUs”, selecione a opção “Copiar configuração da CPU do host”

  2. Em “SATA CDROM 1” selecione a sua ISO

  3. Em “SATA CDROM 2”, aba XML, procure a linha:

 	<source file="./virtio-win-0.1.185.iso"/>

Coloque o caminho completo e depois clique em “Aplicar”. Exemplo:

 	<source file="/home/USUARIO/.config/winapps/winapps/kvm/virtio-win.iso"/>

Ps.: Veja se tem o arquivo “virtio-win.iso” na pasta kvm, se não tiver, baixe.

  1. Siga as instruções deste link: winapps/KVM.md · Fmstrat/winapps · Install the Virtual Machine

  2. Após a instalação, não esqueça de renomear o nome do sistema para “RDPWindows”, Habilitar a “Área de trabalho remota” e adicionar o registro baixado deste link:

    Fmstrat/winapps · RDPApps.reg

  3. Após a instalação e configuração, não é mais necessário usar este comando:

xfreerdp /d: /u:USER /p:PASSWORD /v:IPADDRESS

Faça o seguinte comando:

winapps check

Depois para instalar/verificar os Apps, faça:

 cd ~/.config/winapps/winapps
  ./installer.sh --user

OU use o comando criado pelo Script:

winapps-run

Se alguem quiser pegar o Script para melhorar ou tiver uma idéia melhor de configuração, fique a vontade. Só me avisa pra eu testar também :laughing: :+1:

2 curtidas

Edit:

Estou estancado no passo 4, quando tento rodar o comando bin/winapps check ele me retorna:
RDPWindows is not running, run: virsh start RDPWindows
Dai quando rodo o comando sugerido:
erro:Falha ao iniciar o domínio RDPWindows erro:unsupported configuration: Security driver model 'dac' is not available
Alguém poderia me ajudar? Uso Fedora 33 Workstation :slight_smile:

A máquina virtual criada tem o nome “RDPWindows”? Como está a máquina virtual criada no Virt-Manager?

Esse erro ocorre porque o controle de acesso discricionário (aka Security driver model DAC) é usado exclusivamente pra modificar propriedades de recursos do sistema e pode ferrar tanto a segurança quanto o sistema se mal usado

Soluções plausíveis:

  1. Rodar como root:
sudo virsh start RDPWindows
  1. Remover o requisito do DAC:
Abra o arquivo xml e remova a linha que começa com
<seclabel model='dac'

até o primeiro </seclabel> se existir, se a linha terminar com </ não remova essa parte

Criada no virt-manager, mas que diferença faz? Pois a única alteração é que eu criei na interface gráfica.

Você fala do xml da máquina virtual ou o xml do sistema? Caso seja o segundo como faço para encontrar esse arquivo?