Markdown: por onde começar

Estou iniciando no curso técnico em informática e tá ■■■■…

temos que fazer um glossário com comandos Linux e suas funções , tipo colocando a função basica e depois as suas variantes, nas variantes temos que colocar tipo um titulo escrito
parâmetros com : antes e depois assim olha >> :parametros:
a palavra parametros com dois pontos antes e depois e eu não sei o que to fazendo de errado …
era para acontecer algo ? é que na pre visualização fica da mesma forma , nada muda…

Bem, pelo menos aqui no fórum os dois pontos antes formam um emoji, a depender da palavra entre eles. Por exemplo, :thinking: forma o :thinking:.

Olá @dsilveira2 tudo bem contigo?

Se você tiver algum exemplo visual para mostrar, fica mais fácil te indicar algum código que sirva para o seu caso.

:vulcan_salute:

você escapa o caractere : pra fazer, assim: \:

Tem certeza que está usando markdown? É um arquivo .md? Você pode testar seu texto nesse link:

https://markdownlivepreview.com

Se a visualização não estiver batendo, você provavelmente está usando outra linguagem de marcação. Tem certeza que não está usando Asciidoctor ou algum sabor de markdown como o do github ou o do forum que inclui emoticons como apontado pelo @Aghbi? No caso do Asciidoctor existem vários casos especiais para o caractere :, dentre elas definir atributos.

Detalhe exatamente o que você quer, não entendi muito bem. Se possível, mande um exemplo.

eu uso bastante markdown, mas sinceramente não entendi sua pergunta.