Marcas ou modelos de notebooks que rodem bem com distribuições linux populares

E aí pessoas

Beleza?

Seguinte… Estou atrás de notebooks que rodem distribuições linux bem legal. Estou mais preocupado com compatibilidade do que potencia de hardware.

Verifiquei modelos da Samsung X20, X30 etc… E20 etc…
Acer A315-53 e derivados
Lenovo 330

Vi alguns modelos da Dell e HP. Vi que alguns deles já tem Ubuntu instalado, digo no caso da Dell, penso em comprar um Dell na esperança que tenha 100% de compatibilidade de hardware com o sistemas mas o valor da Dell é bem elevado em comparação a outras marcas.
Gostaria de um notebook com 4 cores, estou buscando i5 de 8ª geração. Notes da Dell e da HP que eu posso pagar vem com 2 cores apesar de ser um i3 e alguns até i5 mas basicamente de 6ª geração.

De repente… Um note i3 ou i5 de 6ª geração é ruim? Provavelmente virá com 4 gb de ram e HD.

Planejo trocar o HD por um SSD independente do modelo ou adicionar um ssd m2 se o modelo tiver o slot.

Vocês poderiam me dar algumas dicas?

Já tive dois notebooks da Samsung e ambos funcionaram sem problemas, uma amiga tem o Samsung Expert X30 e roda o Ubuntu 18.04.

4 curtidas

Os Samsung são bons??? Não dá pau, nem queima, nem quebra? Sempre vou em Dell, Asus, Acer. Na década passada, diziam que os HP vinham com problema. Nessa década já mudou? Tô meio desatualizado.

3 curtidas

Meu irmão tem um Samsung de 2011 e o meu já tem alguns anos também, ambos funcionando perfeitamente. Notebook da HP nunca prestou, até hoje são ruins.

5 curtidas

Se ajuda de alguma forma, o Bruno Lagoela (do canal Escolha Segura) fez uma análise do modelo X50, mas também vale para o X30:

2 curtidas

Os ThinkPad são famosos por serem excelentes máquinas para rodar Linux

4 curtidas

Se o hardware é de última geração, é importante usar uma distro com kernel atualizado.

Eu uso Dell, não tive problema algum com Linux… Mas a marca peca em detalhes. Minha próxima compra será um Lenovo (ou Acer, se encaixar no orçamento).

HP é suspeita… Anda de mãos dadas com a Positivo.

4 curtidas

Ajudou muito sim. Gostei dessa linha ai. É de plástico mas não ligo pra isso. Sou cuidadoso e uso o mouse. Tô gostando de Samsumg.

3 curtidas

Boa! Tô me atualizando cada vez mais!

2 curtidas

Lenovo é bom??? Não é a antiga IBM???

2 curtidas

Isso mesmo. Os ThinkPad continuam ótimos e você consegue encontrar alguns modelos bem em conta no ML

3 curtidas

Beleza! Vou olhar também os ThinkPads.

1 curtida

Não sei como estão os sansungs atuais mas tenho um modelo de 2009 que me dá uma pequena dificuldade. Ele possui uma placa nvidia que usa o driver 340. Apesar de ele ser 64 bits sou obrigado a usar uma distro 32 bits por causa desse drive. O de 64 bits não funciona na resolução certa enquanto o de 32 bits funciona corretamente. Eu tenho a opção de usar o driver open source mas ele mata a saída de áudio via cabo hdmi, funciona só a imagem e o áudio tem que usar uma caixa de som. Porém como eu disse esse modelo é de 2009.

2 curtidas

Tem várias listas de compatibilidade de Hardware pela internet. Em forums e wikis em que usuários que já testaram os modelos avaliam. Como exemplo tem essa do ubuntu: https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupport/Machines/Laptops?action=show&redirect=HardwareSupportMachinesLaptops

Você escolhe a marca e vai aparecer uma lista enorme de laptops e seu nível de compatibilidade. Tbm tem listas assim pra manjaro, Arch, e muitos outros sistemas.

Claro que pode ter falhas na lista mas ela já funciona como um ponto de partida pra pesquisar modelos

1 curtida

Aqui o link pra uma lista semelhante da Arch wiki https://wiki.archlinux.org/index.php/Category:Laptops

1 curtida

@filipemosca @axel @Cosmologico @phgsouto @anon48034656 @WASantiago @anon48453804

Muito obrigado pela ajuda!

@phgsouto ou alguém
Vocês sabem se é bom mesmo? verifiquei que é um pouco mais caro que os notes em geral. Ai seria interessante se realmente é bom pra comprar ele. E se realmente é mais seguro que os outros notebooks.

3 curtidas

Thinkpads?

Nunca utilizei, mas a reputação deles é muito boa, tem muitas pessoas que se recusam a comprar outras marcas. Só posso te afirmar com certeza que o Samsung Expert X30 é compatível, já que uma amiga possui esse modelo e roda Ubuntu 18.04, ele tem um Core i5 de oitava geração, como você quer.

2 curtidas

Dei uma pesquisada nos modelos. Eu diria pra voce escolher ou um sansung ou um acer porque eles possuem processador e placa de video intel. A intel dá suporte aos seus hardwares para Linux. O lenovo possuí placa híbrida que pode ser que não funcione legal. Eu não tenho certeza se o lenovo não funciona você teria que pesquisar mais.

1 curtida

Entendi. Pois é. Estou em duvida entre o X40 e um thinkpad E480. São mil reais de diferença e sem placa de video. Ai estou em duvida. Realmente acredito que o X40 é ótimo!

A diferença do X30 para o X40 é que o último tem uma placa de vídeo da Nvidia, se você não for jogar recomendo pegar o modelo sem placa de vídeo, dual graphics é sempre problemático no Linux.

1 curtida