Máquina Antiga, Colocar 32 ou 64 bits

Olá Pessoal. O negócio é o seguinte, eu tenho um notebook antigo (Positivo hahaha)[2gb de ram e um Atom], e decidi que quero ressuscita-lo. Porém instalei o Ubuntu 64bits e ele teve um desempenho horrível, não abria nenhum navegador… Enfim, um caus.

É possível que se eu instalar um sistema 32 bits possa “melhorar” como um todo? Estou pensando em instalar um Lubuntu ou o Bhodi, mas estou refletindo se devo usar a versão 64 ou 32.

Distros 32 bits são para processadores 32 bits. Se ele é 64, use uma distro 64. Outra coisa é escolher uma interface leve, pq realmente, com um Atom e 2 GB de RAM, Ubuntu não ia rodar mesmo (ainda mais com essa praga dos snaps). Experimenta o Bodhi, o Elive ou o Mabox

2 curtidas

Olá!

Olha o Bodhi é uma boa. Leve.
Mas pode também ir para Ubuntu Mate ou Xubuntu ou Lubuntu.
Eu utilizei por bastante tempo Ubuntu Mate em um Celeron com 2Gb de RAM e ainda na versão 64bit.
É bem possível utilizar 32bit que será menos “comedor” de RAM, porém dependendo so que for utilizar pode começar a ter dificuldades de compatibilidade tipo navegadores mais tradicionais. Será preciso sempre lembrar de buscar somente os mais leves e que utilizam engines atuais baseado tipo as da bases utilizadas no “Firefox” ou “Chromium”.

2 curtidas

O galho dos 32 bits é que seus repositórios costumam ser bastante limitados - muita coisa não foi portada pra essa arquitetura (o Flathub 32 bits é quase deserto). Se tentar essa opção, vá de uma derivada de Debian (ou o próprio); me parece que o pessoal da distro tenta levar o que der pra 32 bits

Ah, sobre navegadores, experimenta os mais leves: Midori, Min, Palemoon

2 curtidas

Exatamente! A curva de “custo/benefício” de manter 32bit para desktop já passou do tempo e agora começa a virar mais custo do que benefício.
Em outras áreas específicas, industrial, iot e soluções dedicadas para sistemas legados ainda há uma infinidade e um bom tempo de chão pela frente.

Palemoon… isso ia escrever e não lembrei na hora kkk top!

3 curtidas

Fica outra recomendação, de distro sendo Busenlabs uma distribuição que oferece um desktop Openbox leve e facilmente personalizável. Existe também uma distro sendo base Arch, influenciada e inspirada pela aparência do BunsenLabs, sendo ArchLabs

1 curtida

Eu testaria o Bodhi, Elive ou 4QOS nessa máquina.
P.S.: Você esqueceu de mencionar se é um notebook convencional ou um desses que tem placa de tablet em corpo de notebook.

1 curtida