Olá pessoal. Com 12 giga de ram eu posso descartar a partição de Swap?
Bom, se você garantir que jamais consumirá esses 12GB, pode descartar.
Garantir eu não garanto nem que vou estar vivo amanhã. rsrs. Mas de que jeito eu poderia consumir 12 giga de ram? Não consigo imaginar.
Para mim é útil eliminar essa partição swap para eu ter uma a mais em um trial boot se eu resolver fazer.
Justamente, eu tenho 16GB e também não sei de que jeito posso consumir isso no uso doméstico. Mas como não posso garantir nem que estarei vivo amanhã, sempre deixo alguma coisa para SWAP ashuahsaa.
Bom, se excluir a partição atenderá uma necessidade sua, então faça isso. Com 12GB de ram é, de fato, bastante difícil precisar usar swap.
Uma outra e mais moderna opção, é você usar “swap files”.
se vc usar a opção de hibernar precisa de ter swap tbm
Bem lembrado, @leoteodoro
Por fim, @MarcoMarques.
Se você precisa hibernar o pc, mas não quer dedicar uma partição para swap…
“Swap files” seria a opção perfeita para você.
Lembrando que, caso não haja swap e algum programa chegue a topar a RAM, o kernel vai finalizar esse programa sem dó! Vai parecer que o programa fechou sozinho.
Manter… E tipo a falacia de desativar o arquivo de paginação do windows
Caso sua maquina desligue inesperadamente vai ter informações que vão conseguir recuperar o sistema(mesmo que o ext4 guarde no journaling)… Seria burrada deixar de fazer por causa de quantia de memoria
Não descarte a swap. Quanto mais, melhor (até um limite razoável…).
Meses atrás, eu estava escrevendo um programa em bash que imprime dados recebidos de um websocket financeiro, um monte de dados, e depois de alguns dias ligado, o meu computador estava travando. Só fui descobrir que quando a RAM acabava, e eu não tinha swap, o computador logo travava de vez. Só precisei limitar o histórico do Bash para resolver o problema (estava histórico infinito)… Mas enfim, até descobrir isso foram várias mágicas com o SysRq (reboots forçados).
Também, nessa época que eu não tinha swap (apesar que tenho 16Gb de RAM), eu também tinha problemas de travamento quando abria muitos sites do firefox. Se deixar, por mim eu nunca desligo o Firefox, e alguns sites mal projetados, acabam consumindo muita memória se vc largar eles abertos por várias horas/dias… Até eu descobrir que o FF estava consumindo toda a memória e travando o meu laptop, fortam vários Sysrq, pq não dava para eu investigar o que estava ocorrendo…
Depois que reinstalei o sistema e deixei uns 18GB de SWAP, mesmo alguns sites no Firefox que consomem toda a RAM, eu ainda tenho tempo hábil de descobrir qual site que é o infrator e fechá-lo. Graças a SWAP que podemos perceber estar sendo sendo usada pq o computador fica lento – mas não trava!
Já perdi trabalho de faculdade, do laboratório de bioinfo, pq como tínhamos 12 GB de RAM e mais uns 10GB de SWAP somente, o cálculo consumia tudo e depois travava o servidor… Devíamos ter deixado uns 30GB de SWAP, eu acho… Enfim, nunca saberei se o teste era possível com mais SWAP ou não…
Perfeitamente, @marimbondo.
Como eu comentei anteriormente:
Descartar SWAP é sempre arriscado.
Depende do seu USO
Cara se tu acha que com 12 GB a sua demanda (seja para trabalho ou para jogar) não irá precisar de uma SWAP você pode deixar sem. Mas aconselho a olhar bem suas demandas e o que seu PC vai consumir direitinho (além da distribuição que você estará usando).
Abraços
Esse post foi bom para entender melhor a função do Swap. Eu achava que era mais para ajudar o pc quando ele tem pouca memória ram e ela esta sobrecarregada. Mas descobri as outras funções dela.
Você não precisa necessariamente de uma partição swap, mas caso necessite do swap, pode criar um arquivo swap depois sem problemas.
Todos, mais cedo ou mais tarde, precisarão fazer uso do swap. Se o fará em partição ou em aquivo é questão de escolha. Como sou “antigo”, ainda uso em partição, mas apenas por questões de hábito na hora do particionamento e da instalação. Mas se optar pelo swap em arquivo, também estará bem servido.
Nunca diga nunca rsrsrs, eu tenho 16GB de RAM e vez ou outra faço uso da Swap, então meu conselho é ter, já tive problemas no Mint de congelar o sistema por não usar Swap.
Minha sugestão é fazer uso do Swap File, bem mais prático para aumentar ou diminuir se precisar e de preferência, caso tenha SSD, de mantê-lo no SSD a transição para o Swap fica mais suave e rápida.