Manjaro vai dar o salto para Plasma 6

Vi hoje nas redes que o Manjaro de um colega baixou 2,2 GB de atualizações e finalmente migrou para o KDE Plasma 6.

Outro, diz que quebrou tudo (rs). – Faz parte.

Lá vou eu!

2 curtidas

Caramba, 2 gigas é muita coisa.

1 curtida

Se o cara tiver 3.000 pacotes instalados, a atualização vai ser sempre grande.

Aqui tenho só 1.492 pacotes instalados (pacman)

Em todo caso, já limpei o cache de pacotes, já verifiquei a velocidade da conexão e confirmei a previsão do clima.

Falta ler os comentários do povo no Forum Manjaro. – Clima normal, parece.

EDIT:

Packages (755) 
...
Total Download Size:   2371.16 MiB
Total Installed Size:  8934.16 MiB
Net Upgrade Size:       532.81 MiB

:: Proceed with installation? [Y/n]
2 curtidas

Estou testando o Manjaro desde ontem de teimoso kkk, instalei no notebbok e não tem como usar sem os codecs vaapi e aceleradores , a maquina esquenta, as fans fica aceleradas os videos fica ruim… Ryzen em manjaro sem condições, tem relatos na Net que alguns processadores estão estragando em usar essas distros sem codecs.

1 curtida

O update para o Plasma 6 ocorreu no dia 13/05. Atualizei a máquina de produção do meu pai e tudo ocorreu bem (sistema em EXT4 e dois Kernels, um LTS e um mais recente), sendo a única “quebra” foi com alguns temas do SDDM (que foi só escolher um novo na loja de temas do Plasma. Enquanto outro colega, o @ewertonurias teve maiores dores.

2 curtidas

As especificações do seu Manjaro estão +/- como as do Arch que atualizei hoje cedo:

A diferença é que estou com o Kernel LTS no Arch, e mantenho a sessão X11.

3 curtidas

Já experimentou forçar o uso de aceleração de hardware no navegador? Apesar de ter um octacore, é Zen de primeira geração…

1 curtida

Legal, eu vou tentar compilar a mesa para ver se os codecs funciona, eu vi uns comentarios que o Plasma da Solus esta legal para quem usa Ryzen como eu aqui… e vou testando hoje é dia de chuva então é dia de Linux…

Opa, valeu, João!

Estava aqui imaginando em que dia teriam liberado esse upgrade.

Atualizei tudo na véspera, dia 12 – e por motivos aleatórios, não atualizei nenhuma distro no Domingo passado, 19.

Tenho visto muitos colegas enfrentarem problemas com “Temas”. – Agora mesmo, vi alguém dizer que depois da atualização ficaram 3 ícones em branco no Painel – e outro sugeriu simplesmente mudar para outro Tema.

Temas são contribuições de usuários aleatórios, no KDE Store. – É comum falharem. – Por sorte, mantenho o Breeze-Dark, que é oficial, e nem mexo nos Ícones, Fontes etc.

2 curtidas

A maioria dos temas ainda estão sendo compilados para o QT5, então por isso dá alguns problemas. O pacote de ícones que meu pai usa (We10X) teve alguns ícones do sistemas que estavam “genéricos” por não saber se comportar com o Plasma 6, mas nada alarmante.

1 curtida

Então nem vou me aprofundar muito neste assunto por aqui…ja perdi muito tempo com essas gambiarras , e nenhuma funciona, o proprio Philm (Lider do Manjaro) ja falou que manjaro não é ideal para quem usa AMD Ryzem e ele não pode fazer nada!!,os outros Devs do manjaro diz no forum para quem for usuario de Ryzen usar Arch ou EndeavourOS.

1 curtida

Sim, ainda há muito pouca coisa para Plasma 6 / Qt6 / Frameworks 6.

A decoração de janelas “Maia Transparent” está funcionando nas distros antigas – mas não consegui instalar no KDE Neon, que instalei do zero, já com Plasma 6.

Boletim do Front

# date; pacman -Syyu; date
Sun 26 May 09:34:36 -03 2024
...
Sun 26 May 10:03:06 -03 2024

Até agora, não explodiu nada.

O Mais interresante é que qualquer distro derivado do Arch não Trava nas minhas maquinas, o Arch trava direto e a cada reinicialização , tem um dev Brasileiro do KDE que nos foruns gringos ele me responde umas coisas e aqui ele não responde kkkk. alguem destratou o cara ai ? só dever ser isso…

Véio voce esta usando qual ramo? eu uso o instavel que é o mais proximo do Arch .

Acho que é o Manjaro “comum”.

Pelo menos, não é “Testing”, nem “Unstable”… acho eu!

No meu relato da época, não há “nenhuma palavra em contrário”.

1 curtida

No Manjaro, você recomenda atualizar mais através do Pamac ou do terminal mesmo?

Eu uso o pamac (CLI) pelo terminal – mas só depois de atualizar o sistema inteiro pelo pacman.

Como disse, num outro tópico:

1. Primeiro, atualizo tudo pelo pacman.
  2. Depois, atualizo o AUR pelo yay no Arch / pelo pamac (cli) no Manjaro.

No Arch, hoje:

Sun 26 May 07:42:37 -03 2024
...
Sun 26 May 07:48:44 -03 2024

$ date; yay -Sua; date
Sun 26 May 07:57:05 -03 2024
...
Sun 26 May 08:00:02 -03 2024

No Manjaro, hoje:

Sun 26 May 09:34:36 -03 2024
...
Sun 26 May 10:03:06 -03 2024

(Ainda vou atualizar o resto pelo pamac).

Adiei o AUR, porque a atualização oficial pelo pacman foi pesada. – 29 minutos!

Wonderful

Vou revisar minhas anotações (e as capturas de tela), para relatar com calma tudo que aconteceu nesse “salto” do Manjaro para o KDE Plasma 6 – mas desde já adianto uma coisa:

– Foi a melhor experiência que tive até agora, de migração para o Plasma 6!

Melhor do que a migração do Arch Linux, do openSUSE Tumbleweed, do Fedora (upgrade para 40), do Mageia Cauldron e do Void.

E muito melhor do que a instalação do KDE Neon (“do zero”) com KDE Plasma 6.

1 curtida

Eu segui uns Tutorial no forum Manjaro e removi todos lixos de 32bit e mesa32 bit,removi tudo do Multilib e descomentei ele, consegui instalar a mesa do archlinux com todos os Codecs que tem que ter, agora vou usar e ver se não quebra nas atualizações futuras, o bom que de cara as fans estão calmas, as fans da placa de video voltaram a funcionar e a temperatura da maquina esta OK.tirou o serviço extra que estava fazendo o processador trabalhar sem os codecs e aceleradores…

1 curtida

Para remover tudo 32bit.Removal of 32-bit mesa stack - Graphics & Display - Manjaro Linux Forum. e para instalar os codecs do archlinux no manjaro é aqui.Vulkan & video acceleration broken after update - Graphics & Display - Manjaro Linux Forum

1 curtida

Depois de eu ter feito umas Gambiarras no manjaro eu fiquei esperando uma atualização grande para ver se quebrava e hoje atualizou para 24.0.1 de boa.

2 curtidas