Manjaro - Tela Preta - não inicia - partição / sem espaço

Oi!

Tentei instalar um programa no Manjaro Xfce e ele instalou algumas dependências e não instalou o programa por falta de espaço na partição / (Free space: 0 bytes)

Saí de casa e deixei o notebook ligado. Quando cheguei ele provavelmente tentou entrar em hibernação ou algo assim e tentei voltar (apertando nas teclas) e não voltou.

Reiniciei e só fica na tela preta com um _ (piscando)

O que eu faço para liberar espaço na partição / ?

Eu tenho um pendrive bootavel com o manjaro xfce caso precise. (mas ñ posso formatar o notebook)

Obrigado/Valeu!

A forma mais simples é usar o live e usar o gparted para redimensionar a partição.

1 curtida

Você pode usar o pacman para limpar o cache, fazendo com que se recupera muito espaço

sudo pacman -Sc

Se você usa algum AUR helper, ele também possui um cache que precisa ser limpo, para o yay o comando é:

yay -Sc --aur

OBS: Lembrando que estes comandos eliminarão o cache agora e com o tempo eles voltaram a ser ocupados por novas atualizações.
OBS2: O melhor a se fazer é redimensionar a partição de deixar um bom espaço, o que vai depender do seu uso, se deixa a pasta home junto com o /.

1 curtida

Antes de tentar redimensionar a partição (com o sudo thunar no terminal) eu fui em /usr/lib/ e recortei a pasta libreoffice (±450MB) e colei na partição Home e para minha surpresa o espaço não voltou (continua free space: 0 bytes), reiniciei e deu na mesma.

Se eu apagar ou recortar as pastas da partição / o espaço não volta???

Eu recortei a pasta libreoffice porque se der problema acredito ser fácil de arrumar.

(eu tenho a partição / e a Home separadas)

Eu faço isso no live?

Eu vou tentar redimensionar, o problema é que dá um certo medo de perder os arquivos

Isso tem que ser feito no sistema que esta instalado no seu computador, visto que os arquivos estão no seu hd. Se você estiver usando um live, vc terá que fazer chroot para executar estas operações no sistema instalado.

Não faça operações como esta, você vai quebrar o seu sistema. Melhor a fazer é remover o pacote libreoffice pelo pacman, ou como você usa o Manjaro, que ja vem com o pamac instalado por padrão, pode utilizar a interface gráfica para fazer este procedimento…

Não vou saber te dizer como remover ele, visto que ele tem 2 opções de pacote que eu me lembre, tem que ver qual foi instalada no seu sistema.

Mas se você tem acesso ao sistema pelo modo tradicional, pode executar os comandos que passei a cima que vai liberar um bom espaço.

1 curtida

Usando o live eu redimensionei a partição Home e a partição /
(apareceu algumas mensagens dizendo que pode dar erro)

Tentei montar a pasta Home e apareceu o erro: No object for D-Bus interface.
Fiquei apreensivo e reiniciei o notebook.

Reiniciou normal e está funcionando!!!

Valeu / Obrigadão :+1:

1 curtida

Você tem que desmontar a partição. Fez isso?

Tá usando ext4, btrfs ou outro?

Se for sobre o erro No object for D-Bus interface resolvi reiniciando.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.