Manjaro - Secure Boot

Oi bom dia ou boa noite, eu estou usando o linux zorin que é uma distro do ubuntu se não estou enganado, recentemente comecei a pesquisar mais sobre o manjaro e achei excelente ele, mas me lembrei que minha bios veio com senha supervisor e não consigo desativar o secure boot, por conta disso a 1 més atras me incomodei ao tentar instalar o windows que o tal era acusado pela bios e não iniciava.

Bom vou direto ao ponto, se eu gravar a iso do manjaro no meu pendrive e instalar o manjaro, apagando meu disco e instalando o manjaro a minha bios vai aceitar ele ?

Eu não sei qual é minha bios e eu gostaria da ajuda de vocês por isso, estou com medo de acontecer a mesma coisa que aconteceu com o windows, outro problema eu tentei gravar a iso usando o rufus mais ele não funciona, bom pelome nos não reconhece meu pendrive.

O manjaro é igual o zorin e da boot em secure boot ?

Eu procurei por tópicos que me ajuda-sem mais não achei nenhum que explica-se totalmente minha duvida.

Resumo

O Manjaro Linux não suporta o Secure Boot, e você tem que desabilita-lo, existe uma maneira de usar o Secure Boot no Manjaro Linux, mas ela não e oficial.

Faz um reset da BIOS, que essa senha e removida.

Achei esse daqui também:

Obrigado pela a resposta, vou ficar com o Zorin, tenho medo de fazer o reset bios.
Um apena que não da para usar o manjaro com o secure boot. ):

Marca o tópico como solucionado, você pode seguir esse tutorial que eu mandei aqui, não precisa abrir o notebook ou PC.

1 curtida

então a minha bios não da nenhum codigo quando erro a senha 3x

Qual e a sua placa mãe? Você pode retirar a senha da bios com o Hirens Boot, como ele mostrou ali, ou retirar a bateria da placa mãe, que eu acho mais facil e seguro.

1 curtida

n sei onde vejo ?

unica coisa que sei é o processador a placa de video integrada e que é um tinkpad T440 Lenovo

como faço para marcar como solucionado ?

Eu achei isso daqui, mas e pra Windows.

https://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/como-descobrir-o-modelo-da-sua-placa-mae-prompt-de-comando-saiba-como.amp

1 curtida

vou tentar

1 curtida

wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber

Command ‘wmic’ not found, did you mean:

command ‘wmix’ from deb wmix
command ‘wmlc’ from deb wap-wml-tools
command ‘wmii’ from deb wmii
command ‘wmiv’ from deb wmaker
command ‘rmic’ from deb openjdk-11-jdk-headless
command ‘rmic’ from deb openjdk-8-jdk-headless
command ‘gmic’ from deb gmic

Try: sudo apt install

Você ta no Linux, certo?

Pra Linux, achei esse daqui:

https://www.google.com/amp/s/sempreupdate.com.br/como-informacoes-hardware-comando-linux/%3Famp

ok vou tentar

1 curtida

dmidecode 3.1

Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 2.7 present.

Handle 0x000C, DMI type 2, 15 bytes
Base Board Information
Manufacturer: LENOVO
Product Name: 20B7S1K40Z
Version: 0B98401 PRO
Serial Number: L1HF46W05Y3
Asset Tag: Not Available
Features:
Board is a hosting board
Board is replaceable
Location In Chassis: Not Available
Chassis Handle: 0x0000
Type: Motherboard
Contained Object Handles: 0

Handle 0x0020, DMI type 10, 6 bytes
On Board Device Information
Type: Other
Status: Enabled
Description: IBM Embedded Security hardware

O que importa e isso aqui.

pera se eu usar o serial la no site ele vai dar a senha ?

Acho que na instalação do Manjaro existe a opção de desativar o Secure Boot… Se não existir, recomendo instalar o Ubuntu (que tem essa opção) e depois instalar o Manjaro

Assim, acho que a solução é bem complicada. A senha da bios ficaria na eeprom e não no cmos… ou leva numa autorizada ou estuda como regravar a eeprom, o que é arriscado… no fórum da lenovo achei isso aqui, daí seria seguir os passos mas usando o manual do seu modelo em específico:
https://forums.lenovo.com/t5/ThinkCentre-A-E-M-S-Series/remove-bios-password/td-p/1140147

1 curtida

Yup a EEPROM TPM, (Trusted Platform Module), O T440 tem este chip e se a senha foi escrita nele, só trocando esse chip… Thinkpad são modelos voltados para o business e tem vários sistemas de proteção. O meu é um T450. Infelizmente não a reset que "limpe"o TPM, ele é só pode ser escrito 1 vez em modos “normais”. É como se ele fosse um mini computador a parte dentro do seu computador, vamos dizendo assim. Só uma maquina de gravar EEPROM e os códigos certos que fazem “reset” no TPM.