Manjaro (recovering journal)

Todo dia é um obstáculo novo pra permanecer nesse manjaro…

Tinha configurado ele do jeito que gosto, instalei o programas que uso e parecia que tudo estava perfeito.

Porém quando liguei o pc hoje, ficou preso nessa tela.

/Dev/sdd1: recovering journal
/Dev/ssd1: clean, 389111/19521536 files, 9266941/78080000 blocks.

Alguma solução? Porque senão vou ter que formatar mais uma vez.

cara, essa mensagem aí não tem nada de errado, é isso mesmo
pra ter algum feedback útil vc vai ter que reiniciar o computador e quando chegar no grub apertar a letra e, remover as palavras quiet e splash (se elas existirem) dali e apertar f10
na sua tela vai aparecer muito mais mensagens, várias “[OK]” e se der certo ali vai te mostrar o porque ele não tá indo pra frente

2 curtidas

O grub nem se quer aparece,ele fica parado nessa tela infinitamente com o traço pequeno piscando. Alguma maneira de reparar pelo live cd?

o grub vem antes de vc chegar na tela de recovering journal

essa tela ^
ela aparece pra vc?

1 curtida

Se o grub não apareceu no início do boot, pressione shift e/ou esc pra ver se aparece… eu desconfio que tem mais algo ali, a mensagem é de verificação de integridade do disco e costuma sumir rápido. Pode ter outros erros, inclusive de disco

1 curtida

Quando eu apertei apertei shift, realmente apareceu o grub … Só que as opções que estão la dentro travam também depois que tento avançar para o boot.

Mas já notei um erro, esse boot está indo para /dev/sdc1 sendo que o correto é /dev/sdd1 onde está o manjaro. Como faço para alterar isso?

Ih, bicho, acho que deu algum erro na instalação… não era pra ter rolado isso… acho que tem conserto, mas via live USB e chroot, aí é consertar o grub, mas eu não sou craque nessa parte. Contudo, o Manjaro facilita o processo com o manjaro-chroot, pesquisa na wiki deles como usar. Aí, creio, é reajustar o grub pra apontar para a partição correta.

No entanto, como o sistema está novinho, eu reinstalaria…

Só ao entrar no grub, seleciona uma opção e tecle a tecla e.

Ao entrar na configuração modifique sdc1 para sdd1 e aperte f10

Ao entrar no ambiente, verfique o fstab

sudo nano /etc/fstab

Veja se está tudo correto.

Depois vai no grub

sudo mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Verifique neste arquivo se a entrada está apontando para sdd1

Se não tiver

Pode tentar reinstar o grub

sudo grub-install /dev/sdd

O ideal é ver na wiki do manjaro o comando.
Feito isso

Roda de novo o comando

grub-mkconfig -o …

Reinicie e veja se consertou
.

2 curtidas

Essa notificação você pode visualizar melhor dentro do sistema. Entre no /var/log/ e procure por boot.log.

Ou filtre com o comando.

sudo cat boot.log | grep "/dev/sdd1"

Acredito que o sistema não conseguiu montar alguma unidade sdd. Caso seu sistema esteja iniciando normalmente, tente verificar isso no var, pois é mais facíl identificar o problema.

1 curtida

a maioria das distribuições linux encontram o HD pela UUID ao invés do bloco especial, então se tá aparecendo /dev/sdc1 ou /dev/sdd1 é pq a controladora tá mudando os discos de lugar
bem difícil esse ser o problema

1 curtida

Recomendo usar uuid…

Veja se no fstab esta utilizando uuid

1 curtida

Fiz todas essas coisas e não resolveu , abandonei e instalei o linux mint xfce e estou batendo cabeça com outra coisa agora. Sei que a pergunta vai desvirtuar o assunto, mas alguém sabe como mudo a escala da resolução dos ícones e letras ? No windows eu aumentava para 125, no ubuntu também, porém xfce não consigo achar.

Olha como está isso.

1 curtida

A questão é que isso está acontecendo em quase todos os aplicativos, então gostaria de um programa que mexesse na escala da resolução. Atualmente a minha resolução é de 1920x1080, e queria aumentar a escala das coisas em 125%.

entendo…fala do tamanho da fonte…

então no mint não sei como se faz.

no arch
https://wiki.archlinux.org/index.php/Uniform_look_for_Qt_and_GTK_applications

no arch instala o pacote [qt5-styleplugins]

e define no arquivo ~/.pam_environment

QT_QPA_PLATFORMTHEME=gtk2

1 curtida

De toda forma, obrigado! Vou criar outro tópico.

no mint o pacote é qt5-style-plugins

instale ele e veja se resolve

qualquer coisa faça a modificação no arquivo
:+1:

1 curtida

Ele já estava instalado, mas quando tento mudar as escalas não ocorre alteração alguma. O meu gerenciador de janelas é o compiz+emarald, não sei se eles estão dando algum tipo de conflito.

recomendo deixar no ~/.pam_environment, mas no link fala no ~/.profile

é necessário reiniciar a sessão do usuário

1 curtida