Manjaro - Problema ao alternar dois monitores

Boa tarde a todos, como vão?
Faz 5 dias que sai do Debian para o Manjaro, e estou enfrentando um problema um tanto quanto chato, que ainda não consegui encontrar a solução, estou desde às 10 horas da manhã tratando disso, pesquisando, testando, procurei no fórum aqui, mas não encontrei nada relacionado. O meu problema é o seguinte:

Na imagem abaixo, estou tentando modificar as configurações para que eu possa usar o meu segundo monitor HDMI-1 como o principal e não o meu eDP-1, e quando clico ali na configuração que deveria me abrir a seleção do HDMI-1, simplesmente não abre, e eu não consigo modificar essa parte, isso tem ficado chato, já que a minha intenção é realmente utilizar o monitor HDMI-1 como o principal.

Que interface gráfica vc está usando? Aqui, usando XFCE e Gnome em dois laptops, não enfrentei problemas, nem no Garuda com KDE Plasma…

Olá Rodrigo !!
Estou usando o Manjaro Deepin ô/

1 curtida

Eu quase escrevi no comentário acima que achava que era DDE… bicho, cansei de ler sobre erros no DDE, seja no Deepin ou no Manjaro. Três soluções:

  1. Procurar no fórum oficial pra ver se alguém já teve o mesmo problema;
  2. Colocar no modo espelhado (e não estendido), tentar colocar o HDMI como primário e daí trocar pro estendido
  3. Instalar um dos sabores oficiais - no teu caso, KDE Plasma seria o ideal, dá pra customizar e deixar bastante parecido com o DDE, vai dar um trabalhinho mas a chance de dar erro cai drasticamente (por sinal, experimentou rodando o live da ISO pra ver se acontece o problema?)

será que não tem como forçar usando o xrand ou editando as configurações do xorg ?

1 curtida

eu encontrei isso que pode ajudar:

fonte: 14.04 - How to set primary monitor and relation between monitors on ubuntu using terminal? - Ask Ubuntu

2 curtidas

Tentei a parte 2 que você citou, mas não surtiu o efeito… :frowning:

1 curtida

Talls, apliquei aqui, houve uma mudança, estou começando a achar que vai dar certo heim hahaha, muito obrigado desde já a vocês dois pela pronta ajuda.
Vou ir validando aqui, mas voltarei para informar se resolveu. Obrigado!!

2 curtidas

Opa, bom dia!!
Voltando aqui para dizer que deu certo e de lá pra cá está funcionando perfeitamente, muito obrigado pela ajuda!!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.