Manjaro, openSUSE ou Elementary OS?

Bom dia/tarde/noite pessoal!

É o seguinte: atualmente eu tô usando o Windows mas pretendo migrar pro Linux por questão de filosofia da plataforma e por achar o Linux mais moderno e versátil.

Pensando nisso comecei a olhar algumas distros e essas três (Manjaro KDE Edition, openSUSE e Elementary OS) me chamaram a atenção. Gostaria de saber de vocês qual delas vocês me recomendam, ou se quiserem citar alguma outra sintam-se à vontade.

Quero uma distro que:

  • Seja fácil de usar e eu tenha que mexer pouco no terminal;
  • Tenha suporte para uma boa versão (mais recente possível) do driver da nvidia (uso uma 1050Ti);
  • Não sei se tem algo a ver mas como eu to mexendo muito com programação, a que dê mais suporte para isso.

Opcional: Alguma que rode os meus jogos da Steam sksks.

Vai de Linux Mint com Cinnamon.

1 curtida

A distribuição mais recomendada, seguindo o seu hardware, é o Pop!_OS, porque já vem com os drivers mais atuais pra NVIDIA, além de ter várias ferramentas pra programação.

3 curtidas

Em questão do Mint eu optei por não usar por questão de estética mesmo, acho meio feio, mas nada que um dia de personalização não resolva…

Já o problema do Pop!_OS pra mim é que eu ja utilizei Fedora por um tempo e não consegui acostumar com a interface (GNOME puro, se não me engano, né?), e é a mesma do Pop!. Sabe se tem como eu instalar alguma outra interface no Pop! sem bugar o sistema?

No mais, agradeço as respostas :slightly_smiling_face:

Esse unityxp aí achei muito interessante, vou considerar utilizá-lo também

No Pop!_OS, você consegue instalar qualquer interface, mas sem a curadoria dos desenvolvedores da distro, ou seja, são os mesmos pacotes que estão no repositório do Ubuntu.

Sobre o Unity XP, qualquer dúvida é só mandar, ou postar lá nas issues do GitHub, temos um grupo no Telegram também.

1 curtida

Me manda esse grupo aí do Telegram pfv

O link está disponível no site.

1 curtida

entre essas eu usaria o manjaro ou opensuse porem o tumbleweed por serem rolling release. Contudo pelo seu hardware talvez o POP!_OS se saia melhor mesmo.
Elementary OS eu nunca consegui usar direito por mais que a interface seja muito boa eu nunca consegui usar por mais de 1 mês, falando por experiencia minha mesmo talvez pra você funcione legal.

1 curtida

Olha, para esses três requerimentos, eu diria que o openSUSE é sua melhor opção. É uma distro de certa forma menos famosa se comparada com Ubuntu, Fedora, Archlinux ou Manjaro mas é só por falta de divulgação. Eu uso o openSUSE Tumbleweed aqui, que é a versão rolling release do openSUSE e, as ferramentas embarcadas fazem o uso do terminal praticamente opcional. Você tem o YaST como Painel de Controle, openSUSE Software com aquela função bacana do One-Click Install e o Build Service com repositórios da comunidade para pacotes que não estão nos repositórios oficiais e também dá para instalar pacotes .rpm com dois cliques.

openSUSE também não tem uma filosofia que obriga o usuário a usar softwares de código aberto. Na verdade o lema do openSUSE é “Linux for Open Minds”. Desse modo, existe um repositório oficial chamado Non-OSS que possue pacotes, drivers e tudo isso que são os chamados Softwares Proprietários. Não olhei ainda mas aposto que tem os drivers da NVIDIA lá.

Sobre a parte de programação, basicamente qualquer distro serve. Mas o openSUSE o auxilia a deixar isso uma brisa. Logo no gerenciador de software do YaST, existe a possibilidade de instalar patterns para desenvolvedores. Não precisa ficar procurando por pacotes em específico. O YaST cuida de tudo.

O openSUSE também tem essa vibe meio Windows quanto as versões. Você tem a Regular Release chamada Leap, que tem suporte por cinco anos mais as Service Packs que saem a cada ano. Os pacotes são travados em versões específicas, de forma similar ao Debian e Fedora. Essa é a versão que recomendo usar em local de trabalho. Agora se precisar dos pacotes mais recentes e não se importar em ter que dar dist-upgrade a cada semana, também existe o Tumbleweed que funciona de forma bem similar ao Manjaro.

Qualquer outra pergunta, estou a disposição

4 curtidas

OpenSuse é muito estável e tem uma grande empresa por trás, isso conta uns pontinhos. Os outro dois também tem suas qualidade, como a beleza (mas, isso vai do gosto de qualquer um, portanto questionável) do Elementary e a versatilidade pop do Manjaro (além de toda sua herança Arch).

1 curtida

Vamos lá pessoal
É o seguinte
Independientemente da distro que tu usares vais puder instalar a steam
O Manjaro já vem com a stem pronto para abrir mas com as outras distros também não vai ser nada de outro mundo
Eu não posso falar nada em relação á interface por isso vou partir para a loja de aplicações
Como se fosse uma Microsoft office
E não, não vou falar do discover nem do Gnome software porque isso depende de cada interface
O Elementary os usa o apt
O opensuse usa o zypper com integração ao yast
E o Manjaro usa o pamac com suporte ainda ao pacman
No Elementary os e no opensuse existe os formatos deb e rpm (é como se fosse uma aplicação apk para Android só que para PC)
No manjaro não existe nenhum formato de arquivos que sirva só ao arch Linux, tudo está integrado no pamac como se fosse a app store do ios
Tudo conseguimos is talar a partir, tanto através do pamac gráfico ou do pamac através do terminal
Uma coisa que vejo no manjaro ainda, é a dependência de usar os gerenciador do sistema pacman onde os comandos são mundo mais difíceis (de vista de um usuario de deb e de rpm)
O pamac é tão mais fácil quanto o apt e o zypper, também dizem que o pamac é o mais rápido de todos
Em tenros de beleza o Elementary é o melhor mas não tenho mais informações para te dizer
Se alguém o souber que o diga
Para procurares uma aplicação no Elementary os terás que saber quais soa os softwares que tens de baixar (se estiver fora da loja de aplicações)
No opensuse existe na Internet um site como se fosse uma store onde para além de conseguires baixar o arquivo rpm também podes copiar o comando no terminal
No manjaro está tudo no pamac como eu disse (mas tens que habituar o aur e os snaps e os flatpaks)
Em termos de atualizações não posso dizer nada
Mas pelo o facto do Manjaro ter o modo stable o inestable já dá um fator maior de segurança

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.